PUBLICIDADE

Toyota vai construir protótipo de cidade do futuro no Japão

7 jan 2020 - 16h38
Compartilhar
Exibir comentários

A Toyota Motor anunciou que planeja construir um protótipo de "cidade do futuro" na base do Monte Fuji, no Japão, que usará como energia células de hidrogênio e funcionará como laboratório para carros autônomos, casas inteligentes, inteligência artificial e outras tecnologias.

Akio Toyoda, presidente da Toyota Motor Corporation, anuncia planos da empresa de construir um protótipo de "cidade do futuro" na base do Monte Fuji, no Japão. Las Vegas, Nevada, EUA. 06/01/2020. REUTERS/Steve Marcus
Akio Toyoda, presidente da Toyota Motor Corporation, anuncia planos da empresa de construir um protótipo de "cidade do futuro" na base do Monte Fuji, no Japão. Las Vegas, Nevada, EUA. 06/01/2020. REUTERS/Steve Marcus
Foto: Reuters

A Toyota revelou o plano da cidade chamada de "Woven City" (Cidade Tecida), em referência às origens da empresa como fabricante de teares, na feira de tecnologia norte-americana CES, em Las Vegas.

"É difícil ter ideia sobre o que é uma smart city se você apenas está construindo um bloco inteligente", disse James Kuffner, presidente-executivo do Instituto de Pesquisa Avançada da Toyota à Reuters.

A ideia da "Woven City", sendo discutida já há um ano, tem como objetivo criar cidades mais seguras, limpas e divertidas e aprender lições que podem ser aplicadas ao redor do mundo, acrescentou o executivo.

A cidade terá serviços de polícia, bombeiros, de ambulância, escolas e poderá abrigar um conjunto de funcionários, aposentados e outras pessoas vinculadas à Toyota, disse Kuffner.

O projeto, a ser construído no local de uma fábrica de veículos que deve ser fechada até o final deste ano, vai abrigar inicialmente 2 mil moradores nos próximos anos e servirá de moradia para os pesquisadores.

A Toyota não revelou o custo do projeto, cuja construção deve começar no próximo ano.

"Se você construir, eles virão", disse o presidente-executivo da Toyota, Akio Toyoda, que chamou o projeto de "meu Campo dos Sonhos pessoal"

A Toyota Housing, uma unidade da companhia japonesa, já vendeu mais de 100 mil casas no Japão nos últimos 37 anos.

A Toyota afirmou que contratou o arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels para projetar a comunidade. A empresa de Ingels projetou o edifício 2 World Trade Center em Nova York e escritórios do Google no Vale do Silício e Londres.

"Vocês podem estar se perguntando se este cara perdeu o juízo?", disse Toyoda ao público que assistiu sua apresentação na CES. "'Ele é uma versão japonesa do Willy Wonka?' Talvez."

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade