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Toyota investirá US$500 mi no Uber para desenvolver carros autônomos

27 ago 2018 - 18h13
(atualizado às 18h19)
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A Toyota investirá 500 milhões de dólares no Uber para trabalhar em conjunto no desenvolvimento de carros autônomos, disse uma fonte familiarizada com o assunto nesta segunda-feira, uma tentativa das empresas para alcançar rivais no competitivo negócio de veículos autônomos.

Frota de veículos autônomos do Uber durante demonstração em Pittsburgh, Estados Unidos
13/09/2016 REUTERS/Aaron Josefczyk
Frota de veículos autônomos do Uber durante demonstração em Pittsburgh, Estados Unidos 13/09/2016 REUTERS/Aaron Josefczyk
Foto: Reuters

A Toyota, uma das maiores montadoras do mundo, e o Uber, principal serviço de compartilhamento de veículos, parecem estar ficando para trás no desenvolvimento de carros autônomos.

O movimento amplia a relação do aplicativo com a montadora e reflete a estratégia do presidente-executivo do Uber, Dara Khosrowshahi, de fazer veículos autônomos por meio de parcerias.

O acordo também traz um pouco de vida ao negócio de autônomos do Uber, que se retraiu dramaticamente desde um acidente fatal no Arizona, em março, quando um veículo em teste matou um pedestre. Desde o acidente, o aplicativo removeu seus carros autônomos das ruas e fechou suas operações no Arizona, seu centro de testes para veículos autônomo.

O investimento avalia o Uber em 72 bilhões de dólares, valor similar ao avaliação recebida num acordo com a Waymo, unidade de veículos autônomos do Google, no início do ano.

O Uber combinará seu sistema de direção autônoma com o sistema Guardian, da Toyota, que oferece alguns recursos de segurança, mas não permite que um veículo seja conduzido de forma completamente independente, disse a fonte. A tecnologia será incorporada aos veículos da Toyota, que serão usados na rede do Uber, disse a fonte.

A Toyota não estava imediatamente disponível para comentar e o Uber não falou sobre o assunto.

A Toyota, ao contrário de alguns de rivais, tem relutado em saltar para a condução completamente autônoma, concentrando-se em sistemas parcialmente independentes como o Guardian.

Montadoras, empresas de tecnologia e outros provedores de serviços frequentemente escolheram parcerias em projetos de direção autônoma nos últimos dois anos, devido à dificuldade e ao alto custo de desenvolver essa tecnologia sozinhos.

Desde o acidente no Arizona, Khosrowshahi vem explorando várias opções para o futuro do Uber, incluindo a potencial venda do negócio, disseram fontes à Reuters.

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