PUBLICIDADE

Toyota apresenta modelo de carro com piloto automático

11 out 2013 - 12h17
Compartilhar

A Toyota apresentou nesta sexta-feira sua próxima geração de automóveis, dotados de um sistema de condução automática destinado a evitar colisões e a manter o veículo no centro da pista, sem a necessidade de que o motorista toque o volante.

A montadora japonesa afirmou que estes veículos podem estar no mercado em poucos anos.

"Esta tecnologia avançada de assistência à condução evita os erros humanos, reduz o estresse ao volante e ajuda os condutores a prevenir os acidentes, o que terá um grande potencial na hora de reduzir o número de mortos nas estradas", indicou em uma apresentação em Tóquio o diretor-executivo da Toyota, Moritaka Yoshida.

Além da Toyota, sua concorrente Nissan e o gigante da internet Google estão há anos trabalhando em sistemas de condução automatizada.

A Toyota, maior fabricante mundial de automóveis, declarou que com este novo modelo o motorista deverá, no entanto, estar atento e participar da condução, mas poderá deixar a maior parte do manejo nas mãos do sistema informático.

Além disso, o sistema de assistência à condução automática AHDA permite que os veículos se comuniquem entre si, para evitar colisões e permanecerem no centro de sua pista, independentemente das curvas.

"Os carros dotados desta tecnologia reconhecem as acelerações ou as freadas dos que vão adiante, o que também ajudará a evitar engarrafamentos", além dos acidentes, explicou o 'project manager' Mitsuhisa Shida.

"Através de uma rede sem fio, são capazes de trocar dados em um décimo de segundo", detalhou.

A Toyota planeja instalar o sistema AHDA em seus modelos comerciais nos próximos anos.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
TAGS
Publicidade