PUBLICIDADE

Toshiba prioriza Western Digital na venda de unidade de chips, dizem fontes

23 ago 2017 - 18h21
Compartilhar
Exibir comentários

A japonesa Toshiba está priorizando negociações com a Western Digital para vender sua divisão de chips de memória, após as conversas com um comprador preferencial terem chegado a um impasse, disseram nesta quarta-feira fontes familiarizadas com o assunto.

O conglomerado japonês enfrenta dificuldades para vender a unidade de memória flash para cobrir os prejuízos gerados por sua divisão nuclear norte-americana, a Westinghouse.

Em junho, a Toshiba escolheu um consórcio que incluía fundos apoiados pelo governo japonês, a empresa de private equity Bain Capital e a fabricante sul-coreana de chips SK Hynix como favorito na disputa pelo negócio.

Mas as negociações emperraram após a Western Digital, sua sócia na principal unidade de chips, levar o caso à justiça, argumentando que a Toshiba precisava de seu consentimento para vender o ativo.

Uma disputa judicial entre as duas empresas gerou desconforto entre os fundos apoiados pelo governo, que pediram que a companhia japonesa solucionasse o conflito antes da venda.

A Western Digital oferecia cerca de 18 bilhões de dólares e planejava formar aliança com o grupo de private equity KKR, além de dois fundos apoiados pelo governo japonês que compunham o consórcio preferido pela Toshiba, disseram as fontes, acrescentando que a Western Digital estava propensa a assumir uma fatia de cerca de 15 por cento no negócio de chips.

O outro consórcio formado pela Bain e pela SK Hynix perdeu o status de favorito no fim de julho, disseram as fontes, que pediram anonimato porque não têm aval a falar com a imprensa.

Um porta-voz da Toshiba se recusou a comentar os detalhes das negociações.

O conglomerado japonês quer fechar a venda até o fim do ano fiscal, em março, para não ter que reportar um patrimônio líquido negativo pelo segundo ano consecutivo. Isso poderia resultar na deslistagem de suas ações da bolsa de Tóquio.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade