PUBLICIDADE

TikTok é acusado de enviar dados de usuários para a China

3 dez 2019 - 11h02
(atualizado às 12h16)
Compartilhar
Exibir comentários

Um estudante universitário da Califórnia acusou em um processo coletivo o popular aplicativo TikTok de transferir dados privados de usuários para servidores na China, apesar das garantias da empresa de que não armazena dados pessoais lá.

27/11/2019
REUTERS/Dado Ruvic
27/11/2019 REUTERS/Dado Ruvic
Foto: Reuters

As alegações podem aprofundar problemas legais do TikTok, que pertence à Beijing ByteDance Technology, nos Estados Unidos, mas opera inteiramente fora da China e desenvolveu uma base de usuários especialmente engajada entre os adolescentes norte-americanos.

A empresa já está enfrentando uma investigação de segurança nacional do governo dos EUA sobre preocupações com armazenamento de dados e possível censura de conteúdo político sensível.

O processo alega que o TikTok "secretamente coletou e transferiu para servidores na China grandes quantidades de dados privados e identificáveis de usuários".

Representantes do TikTok não responderam de imediato a um pedido de comentário sobre as alegações, mas sustentaram que a empresa armazena todos os dados de usuários dos Estados Unidos nos EUA, com backups em Cingapura.

De acordo com os documentos, o TikTok transferiu dados de usuários para dois servidores na China - bugly.qq.com e umeng.com - até abril de 2019, incluindo informações sobre o dispositivo do usuário e quaisquer sites que o usuário tenha visitado.

A Bugly pertence à Tencent, maior empresa de software para dispositivos móveis da China, que também possui a rede social WeChat, enquanto a Umeng faz parte do gigante chinês do comércio eletrônico Alibaba Group.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade