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Tesla: 3º acidente fatal reacende debate sobre o Piloto Automático

Para órgãos americanos ligados à segurança no trânsito, parece que o piloto automático da Tesla não ...

20 mai 2019 - 10h31
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Mais um acidente fatal foi depositado na conta da Tesla. Este é, no mínimo, o terceiro envolvendo o recurso chamado de Autopilot (Piloto Automático, em tradução livre) de seus veículos elétricos. O acidente em questão, ocorreu no dia 1º de março de 2018, na cidade de Delray Beach, nos Estados Unidos.

Foto: TecMundo

O Conselho Nacional de Segurança no Transporte (NTSB, na sigla em inglês), que está investigando o caso, disse que o motorista ativou o piloto automático e, em seguida, retirou as mãos do volante. O sistema não detectou as mãos do motorista no volante por pelo menos oito segundos antes do acidente, onde o carro acabou entrando embaixo de um semirreboque, tendo seu teto arrancado.

Durante o impacto, o veículo estava a 109 km/h, numa rodovia onde a limite de velocidade é de 90 km/h. O Autopilot foi acionado 10 segundos antes do choque. De acordo com o NTSB, nem o sistema da Tesla nem o motorista tentaram manobras para evitar o acidente.

  • Leia também: Tesla é processada após acidente fatal que fez Model S pegar fogo

Nome confuso?

Embora o sistema da Tesla se chame "Autopilot", ele pode ser considerado uma solução de direção semiautomática, já que a empresa aconselha os motoristas a se manterem atentos à direção e não tirar as mãos do volante sob hipótese alguma.

Em comunicado, ela ainda afirmou que, de acordo com suas estatísticas, seus clientes já acumularam mais de 1,6 bilhão de quilômetros percorridos com o Autopilot ligado, e que, quando ele é utilizado da forma correta, a direção se torna mais segura do que sem ele.

O acidente reacendeu a discussão sobre a eficiência do Autopilot da Tesla. Para David Friedman, ex-funcionário da Administração Nacional de Segurança Rodoviária (NHTSA, na sigla em inglês), o sistema não foi capaz nem de evitar o acidente, nem de manter o motorista com a atenção voltada para a direção.

No momento, tanto a NTSB quanto a NHTSA mantêm investigações sobre outros acidentes com carros da Tesla, com ou sem envolvimento com o Autopilot.

TecMundo
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