PUBLICIDADE

Tencent diz que "brecha" no WeChat permitiu pesquisas do Google e Bing

23 out 2021 - 12h47
Compartilhar
Exibir comentários

O WeChat, da Tencent, corrigiu uma falha que permitia que parte de seu conteúdo pudesse ser pesquisada por mecanismos de busca externos, disse o proprietário do aplicativo de mensagens mais popular da China nesta sexta-feira, levantando questões sobre a última tentativa do governo chinês de controlar a internet no país.

Logotipo da rede social chinesa WeChat
15/03/2021
REUTERS/Dado Ruvic/Illustration
Logotipo da rede social chinesa WeChat 15/03/2021 REUTERS/Dado Ruvic/Illustration
Foto: Reuters

Parte do conteúdo do WeChat, incluindo artigos em sua página de contas públicas, ficou pesquisável brevemente nos últimos dias no Google e no Bing da Microsoft, mas não no mecanismo de pesquisa dominante da China Baidu, como a Reuters constatou.

A capacidade de encontrar conteúdo WeChat no Google e Bing foi inicialmente levantada por usuários em fóruns de desenvolvedores. O setor de internet da China há muito tempo é dominado por um punhado de gigantes da tecnologia que, historicamente, bloquearam os links de rivais, bem como seus rastreadores de busca, uma prática frequentemente chamada de "jardins murados".

A mudança gerou especulações de que a Tencent estava atendendo a um apelo das autoridades chinesas para que as empresas de internet do país "destruíssem os jardins murados", em meio a uma ampla repressão ao setor.

"Devido a recentes atualizações tecnológicas, o protocolo dos robôs das contas oficiais tinha brechas, o que fazia com que os rastreadores externos conseguissem parte do conteúdo das contas oficiais", disse Tencent em um comunicado em chinês. "As lacunas já foram corrigidas."

Google, Microsoft e Baidu não responderam imediatamente a um pedido de comentário.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade