PUBLICIDADE

Telefônica e Geeksphone apresentam na Campus Party novo celular Firefox

29 jan 2013 - 16h13
(atualizado às 17h48)
Compartilhar

A Telefônica e a companhia espanhola de celulares Geeksphone apresentaram nesta terça-feira na Campus Party Brasil 2013, em São Paulo, o novo smartphone com sistema operacional Firefox, que começará a ser comercializado no segundo semestre.

O presidente da Telefônica Brasil, Antonio Carlos Valente, e o executivo-chefe da Geeksphone, Rodrigo Silva-Ramos y Pidal, disseram em entrevista coletiva que o novo telefone celular entrará agora na fase de desenvolvimento de aplicações específicas para as necessidades do usuário.

Um total de 174 celulares será distribuído durante a feira para que os usuários possam desenvolver aplicações para o sistema operacional web HTML5, da plataforma Firefox OS. Os participantes que receberão os aparelhos serão escolhidos por meio do concurso "Vivo Hackathon: Cidades Inteligentes", que incentiva a inovação tecnológica.

"A Campus Party é para nós uma grande força de talento, é gente com muita afinidade com a tecnologia, é a linha de tendência, gente informada que sabe por onde vai a inovação, pois sua vida é a comunicação e a internet, gente que está marcando o caminho tecnológico", disse à Agência Efe Silva-Ramos y Pidal.

Segundo o executivo, o sistema operacional requer menos capacidade do processamento e memória e assim os "recursos técnicos necessários são menos exigentes", o que barateia o custo do Geeksphone Firefox OS, mas "sem perder na qualidade do produto".

"Não é justo que um smartphone chegue a custar em muitos casos mais caro que um tablet ou um computador portátil", disse Silva-Ramos y Pidal, que esclareceu que o produto está "aberto" a todas as operadoras, pois não existe nenhum contrato de monopólio com a Telefônica.

A "web de bolso", como foi definido o novo aparelho por seus criadores, tem as aplicações comuns de qualquer telefone smartphone e o apoio da Fundação Mozilla e a rede social Facebook.

Durante a apresentação do Geeksphone Firefox OS, Valente afirmou que os telefones será testados durante a Campus Party com a conexão 4G que a empresa está implantando no país.

A sexta edição da Campus Party Brasil reúne até o próximo domingo no centro de exposições e convenções Anhembi, em São Paulo, cerca de oito mil pessoas, número recorde de participantes.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade