PUBLICIDADE

Tecnologia ajuda empresas a gerenciar o regime híbrido

Crescimento da distribuição de dispositivos móveis corporativos ajudam a aumentar produtividade.

16 jun 2022 - 03h45
Ver comentários
Publicidade
Foto: Adobe Stock

O modelo de trabalho híbrido, já é uma realidade na maioria das empresas. Neste modelo entre home office e escritório, a distribuição de dispositivos móveis corporativos, como tablets e smartphones, aumentou e se tornou indispensável para o gerenciamento e execução de tarefas. Como qualquer mudança, contudo, exige gestão e o caminho que muitas empresas têm encontrado são as soluções de Mobile Device Management ― MDM, que oferecem um gerenciamento completo desses aparelhos.

“As empresas estão apostando em equipamentos eletrônicos para aumentar o nível de produtividade e de mobilidade das equipes. A adoção de dispositivos móveis, no entanto, pode ser otimizada para melhores resultados e também maior segurança de dados. Soluções MDM permitem que uma empresa administre o uso desses aparelhos corporativos com segurança e de forma completa, eficiente, remota e ágil”, afirma Vinícius Boemeke, co-fundador da Pulsus, empresa de soluções MDM.

As vantagens das soluções MDM vão muito além da melhor gestão de recursos e de aumentar a segurança de dados. Confira outros benefícios:

Gerenciamento para todos os setores

Soluções MDM são aplicadas em todas as áreas de uma empresa e em todas as frentes de trabalho, seja para equipes em home office, presencial ou externas.

“São soluções personalizadas que permitem configurar os dispositivos móveis para uma utilização que potencialize a eficiência das equipes, esteja onde estiverem e seja qual for a atribuição de cada uma, contribuindo para mais performance, produtividade, diminuição de riscos, segurança de dados e redução de custos”, pontua o executivo.

Potencialização de equipes de frente

Trabalhadores que estão na linha de frente dos negócios, servindo como o rosto da empresa, quando têm as ferramentas certas, estão equipados para transformar os negócios, melhorar as experiências do cliente, impactar positivamente a fidelidade à marca e otimizar operações gerais. 

“O MDM pode contribuir efetivamente para o alcance desses resultados, oferecendo soluções com inteligência e segurança para mobilidade empresarial de alto desempenho”, garante Boemeke.

Facilidades e soluções para área de TI

“Com as soluções MDM, os profissionais de TI passam a ter um papel mais estratégico e não só operacional dentro das empresas”, destaca o co-fundador. 

As soluções permitem que eles apresentem dados relevantes para outras áreas do negócio, realizem a gestão de consumo de dados, contribuam na redução de custos e economia de tempo, controlem a instalação e atualização em massa e remota de apps arquivos, acessem remotamente os aparelhos para resolução de problemas, gerenciam a automação e geolocalização, além de garantir a segurança dos colaboradores. 

Saúde e segurança dos funcionários

Ao adotar uma tecnologia de gerenciamento de dispositivos móveis, ganha-se também recursos para contribuir com a saúde e segurança do funcionário. É possível planejar restrições de horários de trabalho e de utilização do dispositivo e de apps, bloqueio de apps indesejados, privacidade e segurança de informações e adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 

“A solução da Pulsus oferece ainda recursos como o “Modo motorista”, que foca na segurança do colaborador ao volante, podendo definir um limite de velocidade e a liberação apenas de aplicativos necessários, como o GPS e a funcionalidade de geolocalização, em caso de roubo ou furto”, explica Boemeke.

Gestão de consumo de dados e economia

O uso de aparelhos móveis, como celulares e tablets, aliado à conexão móvel dos dispositivos, pode revolucionar uma empresa, ainda mais com as transformações digitais que aumentam as possibilidades de uso da tecnologia a favor dos negócios, como a chegada do 5G. Pensando nisso, será necessário que as empresas gerenciem cada vez melhor o consumo de dados. 

“Soluções MDM oferecem recursos para o monitoramento e a gestão de consumo de dados, em 3G, 4G, 4.5G, 5G e Wi-fi, permitindo que as empresas saibam o quanto os dispositivos consomem de rede e quanto cada aplicativo consome de dados. Com isso, é possível definir estratégias para um uso mais racional, que melhore a performance e reduza os custos para o negócio”, finaliza o especialista.

(*) HOMEWORK inspira transformação, com inteligência digital e capricho artesanal. Nosso jornalismo impacta milhares de leitores todos os dias. E nossas soluções de conteúdo sob medida atendem grandes empresas de todos os tamanhos. Saiba mais sobre nossos projetos e entre em contato!

Homework Homework
Publicidade
Publicidade