PUBLICIDADE

Tarifas dos EUA ameaçam lançamento de dispositivo da Huawei para energia solar

21 ago 2018 - 17h43
(atualizado às 18h22)
Compartilhar
Exibir comentários

O lançamento nos Estados Unidos de um dispositivo de controle de painéis solares da Huawei deve ser atingido pelas novas tarifas do governo Trump sobre eletrônicos chineses, minando um produto que os analistas viam como desafio para rivais.

Painéis de energia solar 
25/06/2018 
REUTERS/Jean-Paul Pelissier
Painéis de energia solar 25/06/2018 REUTERS/Jean-Paul Pelissier
Foto: Reuters

A empresa chinesa, mais conhecida por smartphones e equipamentos de telecomunicações, criou uma nova geração de inversores solares de baixo custo, que convertem, gerenciam e monitoram energia de painéis solares para uso doméstico.

A Huawei informou que pretende lançar o produto, chamado FusionHome, nos EUA, antes do final do verão (no Hemisfério Norte), um ano após a meta inicial. Analistas e distribuidores esperavam que o lançamento reduzisse de 100 a 200 dólares os preços atuais de mercado de aparelhos semelhantes, custando entre 1 mil e 1.500 dólares por casa.

Mas uma tarifa de 25 por cento sobre a empresa chinesa derrubaria boa parte da esperada vantagem de preço da Huawei. Isso pode ter paralisado negociações com distribuidores dos EUA, disseram analistas e empresas de pesquisa.

A Huawei terá que reduzir suas margens ou elevar os preços, disseram, potencialmente beneficiando concorrentes, incluindo a SolarEdge e a Enphase Energy, que estão aumentando a produção fora da China.

A Huawei não quis comentar sobre as tarifas e não respondeu a perguntas da Reuters sobre o status atual do FusionHome.

"Uma tarifa de 25 por cento pode engolir as margens dos fabricantes chineses, que são competitivos em termos de custos, e potencialmente mudar a paisagem dos atores do mercado de painéis solares nos EUA", disse o analista Iben Frimann-Dahl, da Rystad Energy.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade