PUBLICIDADE

Streaming superou TV a cabo em número de assinaturas em 2018

Serviços de TV por assinatura, porém, ainda tiveram receita maior

22 mar 2019 - 14h41
(atualizado às 20h26)
Compartilhar
Exibir comentários

Serviços de vídeo por streaming, como o Netflix, superaram o número de assinaturas de TV a cabo em todo o mundo em 2018. Segundo relatório da Motion Picture Association of America (MPAA), entidade que representa a indústria do cinema americano, o streaming atingiu a marca de 613,3 milhões de subscrições em todo o mundo, contra 556 milhões de contas da TV a cabo.

O número de assinaturas de serviços de streaming cresceu 27% em relação a 2017, enquanto a TV paga caiu 2%. Porém, os serviços de TV a cabo ainda ficaram em primeiro lugar em termos de receita: US$ 118 bilhões. Já o streaming fica só em terceiro lugar, com receita um pouco inferior a US$ 40 bilhões - em segundo, está a TV por satélite. Além disso, o relatório mostra que mais gente nos EUA assiste à TV (80%) do que a serviços de streaming (70%).

No geral, a indústria do cinema teve crescimento de 9% em relação a 2017. A receita global, incluindo bilheteria, assinaturas, vendas de mídias físicas e outros, foi de US$ 96,8 bilhões. Já a venda de mídias físicas, como discos de DVD e Blu-Ray, caiu 14% no mundo.

Rivalidade. O crescimento dos serviços de streaming não chega a ser uma surpresa, com o número crescente de serviços disponíveis aos consumidores. É uma oferta que deve aumentar ainda mais: espera-se que a Apple revele na segunda-feira, 25, seu próprio serviço de streaming de vídeo, para o qual já tem contratos firmados com nomes como a apresentadora Oprah Winfrey. A Disney, por sua vez, depois de concluir a aquisição da Fox, agora tem atenção total para lançar sua plataforma, o Disney+.

Nesta semana ainda, a Comcast, dona da NBC e da Universal, anunciou o seu próprio serviço. Por enquanto, o Xfinity Flex estará disponível apenas nos Estados Unidos, por uma assinatura mensal de US$ 5. / AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade