PUBLICIDADE

Startup da Califórnia quer resolver degradação de baterias de íon de lítio

13 ago 2020 - 16h23
Compartilhar
Exibir comentários

Baterias de íon de lítio são essenciais para veículos elétricos, mas têm desvantagens: são difíceis de produzir e degradam com o tempo.

Reciclagem de baterias de íon de lítio na Alemanha.
REUTERS/Wolfgang Rattay
Reciclagem de baterias de íon de lítio na Alemanha. REUTERS/Wolfgang Rattay
Foto: Reuters

Uma startup sediada em San Leandro, Califórnia, disse nesta quinta-feira que captou 4 milhões de dólares em financiamento e está trabalhando com a gigante química alemã Basf em uma nova tecnologia para resolver esses problemas, visando um dia reduzir o custo das baterias enquanto aumenta suas capacidades e prolonga a vida útil.

A Coreshell Technologies criou um revestimento que vai diretamente sobre as camadas de materiais que separam os eletrodos das baterias de íon de lítio.

Para produzir energia, os íons de lítio se movem entre os eletrodos dentro da bateria. Mas, à medida que passam pelas camadas, parte do lítio fica preso, esgotando-o e dificultando o movimento dos íons restantes.

A Coreshell disse que seu revestimento permite que o lítio transite mais facilmente sem ficar retido, o que acelera o processo de produção da bateria, permite que menos lítio seja usado e aumenta a vida útil da bateria. Mas o principal avanço, disseram os fundadores da empresa, foi descobrir como aplicar o revestimento na forma líquida, uma vez que as camadas de separação dos eletrodos são fabricadas em máquinas que se assemelham a uma impressora de jornal.

"Isso tem que se encaixar nesse sistema de processamento" para ser economicamente viável, disse Jonathan Tan, presidente-executivo e cofundador da empresa. "E isso não é algo que alguém foi capaz de fazer antes com esses revestimentos."

A Coreshell está trabalhando com a BASF para testar seus revestimentos com materiais da empresa. Um porta-voz da BASF disse que os revestimentos da Coreshell demonstraram melhorias de desempenho em relação aos materiais normalmente utilizados.

A startup disse nesta quinta-feira que o investimento de 4 milhões de dólares foi levantado em uma rodada de financiamento liderada pela Entrada Ventures. Outros investidores incluem Baruch Future Ventures, Tsingyuan Ventures, Comissão de Energia da Califórnia, Sema Translink, Berkeley Skydeck e Alchemist Accelerator, disse a Coreshell.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade