PUBLICIDADE

'Stablecoins' representam riscos, diz autoridade do BCE

16 set 2019 - 11h26
(atualizado às 12h39)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma nova geração de criptomoedas apoiadas em ativos, como a libra do Facebook, não foi testada e apresenta sérios riscos, afirmou Benoît Coeuré do Banco Central Europeu nesta segunda-feira, prometendo uma dura abordagem regulatória.

Benoît Coeuré, do Banco Central Europeu 
17/05/2017
REUTERS/Kai Pfaffenbach
Benoît Coeuré, do Banco Central Europeu 17/05/2017 REUTERS/Kai Pfaffenbach
Foto: Reuters

Os comentários de Coeuré vieram durante um evento no Banco de Pagamentos Internacionais (BIS) na Basileia, onde o grupo de trabalho do G7 sobre as chamadas stablecoins se reuniu para discutir questões regulatórias levantadas pelas novas moedas digitais.

"As stablecoins praticamente não foram testadas, especialmente na escala necessária para executar um sistema global de pagamentos", disse Coeuré, que preside o Comitê de Pagamentos e Infraestruturas de Mercado hospedado pelo BIS. "Elas dão origem a vários riscos sérios relacionados a prioridades de políticas públicas. O padrão para a aprovação regulatória será alto."

A maior empresa de mídia social do mundo anunciou planos em junho para lançar a nova moeda à medida que se expande para o comércio eletrônico, mas a libra foi criticada por reguladores de todo o mundo preocupados com seu impacto no sistema financeiro e potencial de uso na lavagem de dinheiro.

David Marcus, principal executivo do Facebook que supervisiona o projeto, disse no Twitter após as observações de Coeure que a libra continuará a envolver bancos centrais, reguladores e legisladores para resolver preocupações.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade