PUBLICIDADE

SpaceX interrompe lançamento de satélite dos EUA em primeira missão de segurança nacional

18 dez 2018 - 12h37
(atualizado às 14h22)
Compartilhar
Exibir comentários

A SpaceX, de Elon Musk, interrompeu o lançamento nesta terça-feira de um satélite de navegação para os militares norte-americanos, adiando por pelo menos um dia o que a empresa de transporte espacial considera sua primeira missão de segurança nacional para os Estados Unidos.

Lançamento do foguete Falcom 9 da SpaceX em Cape Canaveral, Estados Unidos
15/11/2018 REUTERS/Joe Skipper
Lançamento do foguete Falcom 9 da SpaceX em Cape Canaveral, Estados Unidos 15/11/2018 REUTERS/Joe Skipper
Foto: Reuters

O foguete Falcon 9, carregando um satélite equipado com um sistema de posicionamento global (GPS) de cerca de 500 milhões de dólares construído pela Lockheed Martin, deveria decolar de Cabo Canaveral, na Flórida, pouco depois das 15h (horário de Brasília), mas o foguete foi desativado pouco antes da decolagem.

"O aborto da decolagem foi desencadeado pelo computador de bordo do Falcon 9", disse um funcionário da SpaceX que narrava a sequência de lançamento. Ele disse que a SpaceX tentará realizar o lançamento na manhã de quarta-feira.

A SpaceX depois tuitou que o Falcon 9 e a carga útil continuam em boas condições e que o lançamento foi adiado por causa de uma leitura "incomum" nos sensores de primeiro estágio do foguete.

Se bem-sucedida, a missão será uma vitória para Musk, um empreendedor bilionário que há anos tenta entrar no mercado de lucrativos lançamentos espaciais militares, há muito tempo dominados pela Lockheed e Boeing.

A SpaceX ganhou em 2016 o contrato de 83 milhões de dólares com a Força Aérea dos EUA para lançar o satélite, que ficará em operação por 15 anos, informou o porta-voz da Força Aérea norte-americana William Russell, por telefone.

"Quando estiver totalmente operacional, esta última geração de satélites GPS trará novas capacidades aos usuários, incluindo uma precisão três vezes maior e até oito vezes a capacidade anti-interferência."

O lançamento desta terça-feira seria o primeiro de 32 satélites em produção pela Lockheed sob contratos no valor de 12,6 bilhões de dólares para o programa GPS III da Força Aérea, disse o porta-voz da Lockheed, Chip Eschenfelder.

O próximo satélite GPS III será lançado em meados de 2019, segundo Eschenfelder, enquanto satélites subsequentes passam por testes nas instalações de processamento da empresa.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade