0

Space X fecha contrato com primeiro passageiro a voar em foguete

Empresa de exploração espacial de Elon Musk disse que irá divulgar detalhes sobre o evento em uma transmissão ao vivo na próxima semana

14 set 2018
15h29
  • separator
  • comentários

A Space X já vendeu a sua primeira passagem para um voo que vai contornar a Lua. Sem entrar em detalhes, a empresa de exploração espacial de Elon Musk disse nesta sexta-feira, 14, que o nome do passageiro misterioso e quando o evento acontecerá será divulgado na próxima segunda-feira, 17.

A viagem acontecerá no Big Falcon Rocket, um foguete gigante que a empresa de Musk está construindo para enviar seus clientes para Lua e Marte nos próximos anos. Os detalhes deste evento, no entanto, só serão divulgados em uma transmissão ao vivo, marcado para segunda-feira.

Acoplado a uma espaçonave, o foguete consegue enviar até 150 toneladas e dois passageiros para a órbita baixa da Terra. Porém, ainda não está claro se será um ou dois passageiros no primeiro voo e se será feito por funcionários ou clientes da Space X. Em uma publicação em sua página oficial no Twitter, Musk deu a entender que o cliente pode ser japonês.

Como funciona. O executivo fez uma apresentação detalhada sobre o Big Falcon Rocket em setembro do ano passado, durante o Congresso Internacional de Astronáutica. Musk ressaltou que tanto o foguete quanto a espaçonave serão reutilizáveis e projetados para pousarem em pé quando retornarem a Terra.

É usando esse foguete que Musk quer criar uma base na Lua e um assentamento em Marte. Ele diz que o dispositivo também poderá ser usado para lançar satélites e fazer viagens entre cidades distantes dentro da Terra.

À época, Musk também estimou que a primeira viagem do Big Falcon Rocket aconteceria em 2022, mas a data tem sido considerada otimista por especialistas. A estimativa é que sejam necessários US$ 10 bilhões para desenvolver o foguete, e não há indícios de que somente o lucro da Space X seja suficiente para cobrir o investimento.

Outro fator que pesa contra a data é o histórico de Elon Musk. O executivo é conhecido no mercado por definir cronogramas irreais para suas empresas e projetos.

Estadão Conteúdo

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade