PUBLICIDADE

SoftBank oferece empréstimo de US$5 bi para WeWork

21 out 2019 - 18h54
(atualizado às 19h15)
Compartilhar
Exibir comentários

O SoftBank Group fez uma oferta de financiamento de 5 bilhões de dólares para manter a WeWork à tona, como parte de um acordo que tornará a empresa japonesa sócia majoritária da startup norte-americana de compartilhamento de escritórios, disseram pessoas familiarizadas com o assunto nesta segunda-feira.

19/12/2018. REUTERS/Issei Kato
19/12/2018. REUTERS/Issei Kato
Foto: Reuters

A WeWork pode ficar sem dinheiro no início do próximo mês, disseram as fontes, após suspender em setembro planos para uma oferta inicial de ações (IPO) depois que investidores questionaram os prejuízos elevados da empresa, a sustentabilidade do modelo de negócios e a forma como estava sendo administrada pelo co-fundador e ex-CEO Adam Neumann, agora presidente do conselho.

Além do financiamento por dívida, a SoftBank quer acelerar um comprometimento de 1,5 bilhão de dólares na WeWork, sob a forma de garantias com vencimento em abril, disseram as fontes.

Esse comprometimento foi firmado em janeiro com base numa avaliação de 47 bilhões de dólares para o negócio, mas o SoftBank agora está tentando renegociá-lo com uma avaliação de cerca de 8 bilhões de dólares, acrescentaram as fontes.

A SoftBank também quer lançar uma oferta de compra de até 3 bilhões de dólares para comprar ações da WeWork de investidores atuais, incluindo Neumann, disseram as fontes. Com base no resultado dessa recompra, o SoftBank poderia pode deter de 60% a 80% da WeWork, mas tentará evitar a incorporação da empresa, acrescentou uma das fontes.

Neumann pode deixar o conselho da WeWork como parte do acordo com o SoftBank e apenas servir como consultor, segundo as fontes. Marcelo Claure, diretor de operações da SoftBank, sucederá Neumann como presidente, disseram as fontes.

O conselho da WeWork se reunirá na terça-feira para avaliar a oferta do SoftBank, disse uma das fontes. O JPMorgan vem tentando montar um pacote de financiamento alternativo.

WeWork, SoftBank e JPMorgan se recusaram a comentar.

A WeWork contratou o Mizuho Financial no sindicato de bancos para um financiamento de 5 bilhões de dólares, disse uma das fontes. O pacote inclui cartas de crédito de mais de 1 bilhão, além de títulos seniores garantidos e subordinados, acrescentou a fonte.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade