PUBLICIDADE

SoftBank aumenta participação no Yahoo Japan por meio de acordo de US$2 bi com Altaba

10 jul 2018 - 10h31
(atualizado às 16h04)
Compartilhar
Exibir comentários

O SoftBank Group está aumentando sua participação no Yahoo Japan por meio de um acordo de 2 bilhões de dólares de três vias com a empresa norte-americana Altaba para aprofundar os laços com a empresa de internet antes da listagem em bolsa de sua unidade de telecomunicações.

Logo da Yahoo em prédio da empresa em Rolle, Suíça
12/12/2012 REUTERS/Denis Balibouse/File Photo
Logo da Yahoo em prédio da empresa em Rolle, Suíça 12/12/2012 REUTERS/Denis Balibouse/File Photo
Foto: Reuters

A transação, com investimento líquido de apenas 9 milhões de dólares do SoftBank, permite que o grupo aumente a sua participação no Yahoo Japan sem pressionar seu balanço. Também deixa a unidade de telecomunicações doméstica do SoftBank com uma participação de 12 por cento no Yahoo Japan, destacando para os investidores os laços das duas empresas antes de sua planejada oferta inicial de ações (IPO).

No caso da Altaba, antes denominada Yahoo, que também possui cerca de 15 por cento na gigante do comércio eletrônico chinês Alibaba Group, o acordo ajuda a monetizar parte de seus investimentos na joint venture que estabeleceu com o SoftBank em 1996.

E para o Yahoo Japan, o acordo pode fortalecer os laços com seu maior acionista, o SoftBank, e ajudar a amenizar as preocupações de investidores que viram suas ações despencarem neste ano. As ações do Yahoo Japan encerraram em alta de 11,4 por cento em Tóquio na terça-feira.

O SoftBank anunciou na terça-feira que comprará 221 bilhões de ienes (2 bilhões de dólares) de ações do Yahoo Japan da Altaba. O Yahoo Japan então comprará de volta 220 bilhões de ações da SoftBank.

Como resultado da transação, a participação do SoftBank no Yahoo Japan aumentará para 48,17 por cento, ante 42,95 por cento.

O SoftBank disse em um comunicado que o acordo fortalecerá a cooperação entre a empresa, uma das três maiores empresas de telecomunicações do Japão, e o Yahoo Japan, um peso pesado da internet em áreas como notícias e compras.

As sinergias entre o SoftBank e o Yahoo Japan são "consistentes com a ampla iniciativa de sinergia estratégica do SoftBank Group", disse o executivo-chefe do SoftBank, Masayoshi Son, em comunicado.

O SoftBank e seu Vision Fund, o maior fundo de private equity do mundo, com mais de 93 bilhões de dólares em maio do ano passado, têm assumido participações minoritárias em empresas de tecnologia em todo o mundo que Masayoshi Son acredita que virão a dominar seus respectivos campos.

O SoftBank está se preparando para listar sua unidade de telecomunicações doméstica no que pode ser o maior IPO japonês em quase duas décadas.

O Yahoo Japan poderia usar os serviços de telecomunicações do SoftBank para aumentar a demanda por compras online e pagamentos móveis entre os compradores do Japão, cada vez mais experientes em redes. O SoftBank, por meio do Yahoo Japan e outros, está oferecendo a seus usuários móveis uma gama cada vez maior de serviços de recarga, além de uma assinatura básica por telefone.

O Yahoo Japan é uma das empresas de internet mais bem-sucedidas do Japão, com seus serviços que vão desde alertas de terremoto a leilões online onipresentes na vida de muitos consumidores.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade