PUBLICIDADE

Site que permite instalar apps do Google em smartphones da Huawei é tirado do ar

2 out 2019 - 13h42
Compartilhar
Exibir comentários

Um site da China que permitia instalação manual dos aplicativos de Android do Google nos recém-lançados smartphones Mate 30, da Huawei, foi tirado do ar nesta quarta-feira, após um pesquisador de segurança apontar a brecha no sistema para contornar uma proibição nos EUA.

Logotipo da Huawei durante feira de tecnologia em Berlim. 6/9/2019. REUTERS/Hannibal Hanschke
Logotipo da Huawei durante feira de tecnologia em Berlim. 6/9/2019. REUTERS/Hannibal Hanschke
Foto: Reuters

O link para o site, LZPlay, surgiu há cerca de 10 dias no site de mídia social reddit.

"Este instalador do GMS (Google Mobile Services) não possui anúncios, é bem projetado e só funciona para dispositivos Huawei", escreveu um usuário.

Lançado duas semanas antes, o telefone Mate 30 da Huawei usa uma versão de código aberto do Android que não é proibido pelos EUA, mas os dispositivos não vêm com aplicativos pré-instalados, como o Google Maps.

O governo do presidente dos EUA, Donald Trump, colocou a Huawei na lista negra em meados de maio, alegando que a empresa está envolvida em atividades que comprometem a segurança nacional, acusação negada pela Huawei.

O Google foi uma das primeiras empresas norte-americanas a suspender negócios com a Huawei, prejudicando os negócios da empresa fora da China, pois a gigante asiática perdeu o acesso a atualizações no sistema operacional Android do Google.

O LZPlay usou uma brecha não documentada no software de gerenciamento de dispositivos móveis da Huawei para instalar softwares do Google, escreveu um pesquisador de segurança na terça-feira.

"Nesse momento, é bastante óbvio que a Huawei está bem ciente desse aplicativo LZPlay e permite explicitamente sua existência", disse o pesquisador John Wu.

Uma porta-voz da Huawei negou qualquer ligação com o LZPlay.

Google e Wu não estavam disponíveis de imediato para comentar.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade