PUBLICIDADE

Semana no espaço #5: a SpaceX novamente aprontou uma — coisa boa

A SpaceX fez uma decolagem sensacional, a NASA tomou um puxão de orelha de Trump e uma missão vai ex...

14 jun 2019 - 19h04
Compartilhar
Exibir comentários

Júpiter esteve em oposição ao Sol essa semana e isso só pode significar uma coisa — não tem nada a ver com astrologia: significa que ele estava o mais brilhante possível no céu e quem conseguiu tirar um tempinho para observar certamente ficou maravilhado. Chegou o final de semana e, com vocês, tudo o que aconteceu de mais legal no mundo da exploração espacial nos últimos sete dias!

SpaceX coloca satélites canadenses no espaço

O belíssimo foguete Falcon 9 da SpaceX levou para a nossa órbita três satélites da missão Radarsat Constelation. Eles vão ser responsáveis por observar o Canadá lá de cima e ajudar no monitoramento das áreas costeiras do país, ajudando a navegação de barcos e observando o desprendimento de geleiras causado pelo aquecimento global. Sim, ele mesmo. O lançamento foi uma beleza — em meio ao nevoeiro, recomendo assistirem a ele — e a recuperação do propulsor foi muito bem sucedida. Palmas para a SpaceX!

NASA toma um puxão de orelha bizarro de Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump escreveu mais um de seus tweets esquisitos, dessa vez dando uma certa bronca na NASA por estar gastando dinheiro para ir à Lua novamente. No recado, Trump diz que a agência espacial deveria estar focando em chegar em Marte, visto que já fomos visitamos nosso satélite natural 50 anos atrás. Mas também afirmou que a Lua faz parte de Marte. Aí ninguém entendeu nada. Dá uma olhada:

Módulo lunar perdido na Lua pode ter sido encontrado 50 anos depois

Um equipe de astrônomos pode ter encontrado o módulo lunar Snoopy, usado na missão Apollo 10, uma antes de o homem finalmente pisar na Lua. Como era o procedimento normal, o módulo lunar das Apollos era descartado quando os astronautas voltavam da superfície do satélite antes do módulo de comando retornar para a Terra. Observações feitas desde 2011 dão 98% de probabilidade de terem encontrado o módulo abandonado na superfície da Lua.

O módulo lunar Snoopy quando foi largado pela NASA em seu retorno da Lua (Fonte: NASA)
O módulo lunar Snoopy quando foi largado pela NASA em seu retorno da Lua (Fonte: NASA)
Foto: TecMundo

Missão vai explorar asteroide misterioso em 2022

A NASA anunciou estar na fase final de desenvolvimento da missão Psyche, que vai explorar um misterioso asteroide que tem o mesmo nome da missão. A agência espacial revelou que a sonda destinada a estudar Psyche vai ser lançada em 2022, mas ela só deve chegar lá em 2026. Psyche está no meio do Cinturão de Asteroides que se encontra entre Marte e Júpiter e poderia ser o núcleo de um planeta que havia lá e teria sido desintegrado por motivos desconhecidos, gerando o cinturão.

Reprodução da chegada da sonda Psyche no asteroide que é seu xará (Fonte: SSL/ASU/P. Rubin/NASA/JPL-Caltech)
Reprodução da chegada da sonda Psyche no asteroide que é seu xará (Fonte: SSL/ASU/P. Rubin/NASA/JPL-Caltech)
Foto: TecMundo

NASA vai mandar drone para Marte e ele está quase pronto

A NASA já mandou uma porção de carrinhos para Marte, mas pela primeira vez vai enviar um veículo voador — uma espécie de drone chamado Mars Helicopter Scout. Ele já passou pelos testes necessários e está quase pronto. A missão que vai levá-lo para lá, porém, só sai ano que vem junto com o rover Mars 2020 e chega no Planeta Vermelho em fevereiro de 2021.

O drone que vai sobrevoar Marte (Fonte: NASA)
O drone que vai sobrevoar Marte (Fonte: NASA)
Foto: TecMundo

Fiquem ligados na próxima semana que muita coisa legal vai acontecer

  • 16 de junho: Conjunção da Lua e Júpiter. O Planeta Gigante vai estar pertinho da Lua cheia no céu.
  • 18 de junho: É a dança dos planetas!! Mercúrio e Marte estarão juntos no céu às 11h43 (horário de Brasília) e a Lua vai estar em conjunto com Saturno às 0h47 do dia 19 (horário de Brasília).
  • 19 de junho: Mercúrio atinge seu ponto mais alto no céu durante a noite, tornando-se mais facilmente visível do que o habitual. Ele vai estar perto do horizonte após o pôr do Sol.
  • 20 de junho: Um foguete Ariane 5 da Arianespace lançará os satélites de comunicações DirecTV 16 e Eutelsat 7C do espaçoporto em Kourou, na Guiana Francesa, dentro do intervalo entre as 18h43 e 20:30(horário de Brasília). Saiba mais sobre essa missão neste link.
  • 21 de junho: Solstício. Hoje marca o primeiro dia de verão no Hemisfério Norte e o primeiro dia de inverno no Hemisfério Sul.
  • 21 de junho: Um foguete Proton russo vai lançar o observatório de raios X Spektr-RG a partir do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, às 9h17 (horário de Brasília).

Aniversários espaciais na semana que passou

  • 10 de junho: O rover Spirit foi lançado rumo a Marte (2003).
  • 12 de junho: A União Soviética lançou a sonda Venera 4, que explorou o planeta Vênus (1967).
  • 13 de junho: a Pioneer 10, primeira sonda a explorar o planeta Júpiter lançada em 1972, ultrapassou os limites do Sistema Solar (1983).
TecMundo
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade