PUBLICIDADE

Você sabe o que faz um hacker ético?

Quais ferramentas um hacker do bem usa para testar a segurança da informação

12 fev 2021 - 07h00
Compartilhar
Exibir comentários

Um escaneio de vulnerabilidades. Além disso, identificar quais danos as falhas detectadas podem causar. É grande o interesse pela área de segurança da informação no mundo digital, ainda mais com o avanço diário da Tecnologia.

Foto: Divulgação

Imagine então uma profissão de hacker ao contrário, isto é, uma pessoa que ataca, mas com o objetivo de proteger e não invadir os dados de segurança de uma empresa. Este tem que ser um profissional qualificado, conhecedor da rede de computadores e dos sistemas operacionais. Ele é contratado por diversos tipos de empresas para analisar a segurança de seus dados.

Para cada falha encontrada, é feito um pente fino através de softwares, técnicas e ferramentas para se descobrir qual informação pode escapar por cada falha. Para isso então é feito o Pent Test. Este sim, uma verdadeira invasão aos dados de segurança!! Mas totalmente proposital. O hacker do ‘bem’, chamado também de Pent Tester, invade o sistema para saber se ele é seguro e o quanto é seguro.

Os testes aplicados podem variar e cada um deles passa por 4 fases: reconhecimento, seguida pela da varredura, exploração e, por fim o reporte. Com o resultado é possível tapar buracos e problemas existentes na segurança de informação.

A cada ano cresce a busca por este profissional, que surgiu em 1985. O hacker do bem deve ter formação em segurança da informação e defesa cibernética. E esta é uma carreira em aceleração, pois como o modo de viver está sempre se cruzando com a informática todos tem que se sentir mais seguros para avançar.

Desde o segundo semestre do ano passado os hackers, estes do mal, estão bem cientes dos novos hábitos que todos passaram a ter na frente de seus dispositivos. Na verdade, as descobertas revelam como os bandidos virtuais integram seus ataques a tudo o que está presente na vida dos consumidores, visando principalmente questões relacionadas a pandemias, hábitos de uso de dispositivos, comportamentos e muito mais, por meio de novas formas de malware. O crescimento foi de quase 30%.

É essencial a nossa atenção para cada clicada e ter um antivírus com você. Confira os pacotes do Terra Antivírus e tenha as

ferramentas certas para o bem do seu negócio e família. Fique Seguro!

McAfee Network Associates Inc. © Copyright 2020.  Todos os Direitos Reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade