PUBLICIDADE

Simples passos e você some online

Entenda como isso é possível

13 ago 2021 07h00
ver comentários
Publicidade

Você já ouviu a expressão “Suicídio Digital”? Então escuta só...Se um dia você decidir apagar tudo o que você foi um dia na era online, saiba que é possível. Basta alguns passos e você não terá suas informações mais reveladas por empresas como Google e Facebook. Em tese, você elimina todo e qualquer rastro ou dado seu das redes sociais e dos mecanismos de busca. Um achado mesmo!

Foto: Divulgação

  Vamos aos passos. A primeira coisa a se fazer é apagar as contas dos seus perfis nas redes sociais. Entre no site ou configuração de conta de cada um e siga as instruções. Alguns podem levar cerca de duas semanas para efetuar toda a exclusão. Mas qualquer tentativa com o seu nome já será excluída. Feito isso, remova todos os resultados de pesquisa indesejáveis que surgem ligados ao seu nome e que você não deseja mais - seja por motivo pessoal ou profissional. Esta tarefa é bem mais trabalhosa, uma vez que envolve buscas, anotações e contatos. Outra coisa importante é se livrar de antecedentes e resultados de registros públicos na Internet. Verifique o Zabasearch, Intelius, Spokeo e Pipl e veja se seu nome não consta na base de dados. É comum encontrar uma quantidade absurda de informações pessoais nestes locais como endereço, lugares de trabalho, número de telefone e até os parentes. Feito isso busque ajuda como no DeleteMe pra remover tudo. Hora de desvincular qualquer nome de usuário associado a um e-mail com seu nome. Geralmente isso ocorre quando pessoas se assemelham. Agora falta pouco! Assuma uma nova identidade e crie um pseudônimo para seguir navegando.

É possível também usar contas de e-mails descartáveis para se comunicar com outras pessoas - principalmente com quem você não conhece. Utilize o pseudônimo apenas para ocasiões importantes. Além disso, busque por ferramentas que ofereçam alternativas de navegação anônima na Internet e nunca forneça seu número de telefone quando for solicitado em cadastros por aí afora.

  Seja cauteloso quanto a segurança de seus dispositivos. Os cibercriminosos se aproveitam dos usuários online por vias rotineiras inesperadas! Uma delas é a injeção de anúncios aparentemente legítimos, mas que podem esconder vírus e infectar suas máquinas. Siga se protegendo do mesmo jeito nas redes. E tenha sempre um antivírus com você. Conheça os pacotes do Terra Antivírus. Fique seguro.

McAfee Network Associates Inc. © Copyright 2020.  Todos os Direitos Reservados.
Publicidade
Publicidade