PUBLICIDADE

Redes Sociais: onde se espreitam criminosos digitais

Proteja o seu perfil e a sua privacidade nas redes sociais

21 mai 2019 - 18h00
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: freepik / Divulgação

As redes sociais surgiram para você compartilhar momentos com amigos e familiares através de fotos, mensagens e vídeos. Plataformas sociais como o Facebook, Instagram, Youtube e Twitter se tornaram parte de nossas vidas, deixando nosso cotidiano digital bem mais animado. Mas por trás dessa diversão toda, se escondem hacker e criminosos a procura da próxima vítima. Você se lembra de quando foi a última vez que você percebeu que essas informações que são compartilhadas através das redes poderiam afetar a sua privacidade e colocar em risco seu dinheiro?

No mundo todo, os sites e apps sociais se tornaram um dos meios de comunicação mais usado por pessoas de todas as idades. O gráfico abaixo mostra que em 2017 (ano que a pesquisa foi realizada) o número de usuários utilizando uma conta de mídia social era de 2,46 bilhões de pessoas. A projeção para 2019 é de 2,77 bilhões. E a tendência é crescer ainda mais.

Foto: freepik / Divulgação

Os cibercriminosos usam as redes sociais principalmente para espalhar falsos links que levam à tentativa de instalação de malwares criptográficos, plug-ins e aplicativos, assim como o phishing. E sem você perceber, essas mídias facilitam a propagação dos malwares de uma conta para a outra através da “exploração por cadeia” – quando uma rede social se conecta com outra. Além do que, alguns bandidos virtuais também podem se passar por amigos seus para roubar dados e informações valiosas.

Por isso, tomar algumas precauções de segurança, poderá te prevenir desses maus elementos que querem acabar com a sua vida digital. Segue algumas dicas:

  • Não clique em links suspeitos
  • Use senhas fortes (e altere de tempos em tempos)
  • Não faça login nas redes utilizando Wi-Fi Público de locais desconhecidos
  • Evite postar informações muito pessoais
  • Sempre relate algo suspeito na rede social
  • Bloqueie perfis que você desconfia
  • Verifique suas informações de privacidade regularmente
  • Use softwares de segurança para protegê-lo contra os ataques cibernéticos

Se a sua conta for invadida, altere a sua senha imediatamente e avise seus amigos. Também é aconselhável contatar a rede social e avisar que sua conta foi hackeada para que eles tomem as devidas providências.

Para ajudar você a se proteger contra vírus, ransoware e outras ameaças digitais que possam aparecer através das redes sociais, o Terra Antivírus oferece mais de 20 soluções de simples implementação em um único produto para múltiplas famílias de dispositivos. Para conhecer mais e navegar seguro, acesse o link Terra Antivírus.

Fonte: McAfee Network Associates Inc. © Copyright 2020.  Todos os Direitos Reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade