PUBLICIDADE

Qual o perfil das pessoas que temem a robótica?

Saiba as máquinas robóticas que já estão entre nós

24 mar 2021 - 08h00
Compartilhar
Exibir comentários

A presença de robôs é inevitável. Gostem ou não. Você tem receio das máquinas? Qual sentimento elas despertam? Muitos ainda relutam e desconfiam desta relação Homem versus Máquina. Para os próximos dez anos o mercado robótico deve triplicar em novidades ao redor do globo.

Foto: Divulgação

Pensando nesta interação, existe o interesse e a curiosidade em sabermos quais países tem resistência - e até certo medo - desta futura realidade. E acreditem...o lugar onde fomos criados tem muito a ver com as emoções que estes robôs despertam na gente. Quem acha que os japoneses aceitam mais esta relação se engana, os americanos saem na frente com atitudes bem mais positivas frente aos robôs. Depois vem Holanda, Alemanha, China e Reino Unido. Os mexicanos foram os únicos que rejeitaram. Já nós, brasileiros, tememos em perder espaço no mercado de trabalho para eles. Porém a grande maioria confia nos robôs para a detecção de fraudes.

O país de origem não é o único fator que conta. A idade das pessoas revela quem gosta e quem não gosta dos robôs. Por exemplo, na Inglaterra apenas os mais jovens se sentem à vontade, enquanto no Japão todas as gerações aprovam. Como não poderia deixar de ser, homens e mulheres se posicionam diferentemente com estes sentimentos. E adivinha? Mulheres se mostram mais amigáveis, mais receptivas sim senhor. A aparência do robô também influencia bastante, claro. Os robôs humanoides são adorados no Japão. Na cultura oriental, entre outras, fala-se muito do animismo. O conceito parte do ponto em que tudo que possui uma aparência humana tem alma. E o mercado cinematográfico usa e abusa destas imagens para criar suas histórias e fazer o público odiar ou se identificar com a máquina. Quem não se lembra do Exterminador do Futuro ou do Eu, Robô?

Fora das telonas, temos o supercomputador Watson, da IBM, que venceu desafiantes humanos em um jogo de perguntas e respostas. Ou o carro da Google que já anda pelas ruas da Califórnia sem precisar de motorista. E finalmente as forças armadas têm utilizado robôs tanto para batalhas no solo quanto no ar. Se por um lado os robôs são promessa de mais segurança à Humanidade, por outro lado podem servir de ponte para mais ameaças. A segurança virtual é fundamental. Com o homem entendendo isso e priorizando as medidas de proteção online, o BEM sempre vai prevalecer, certeza. Desde o início da pandemia vários robôs atuam para este bem. Socorristas usam mão destas máquinas para interagir com familiares, sem o risco de contaminação ao recolher sinais vitais. Empresas de varejo e entrega também miram em ampliar esta tecnologia.

O fato é que a preocupação com a nossa saúde promete acelerar cada vez mais a adoção desta tecnologia robótica. Mas e você, está preparado para abrir a porta da sua casa e receber uma encomenda das mãos de um robô? Por hora mantenha suas máquinas sempre atualizadas e seus dispositivos protegidos com um bom antivírus. Conheça o pacote do Terra Antivírus. Fique Seguro!

McAfee Network Associates Inc. © Copyright 2020.  Todos os Direitos Reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade