PUBLICIDADE

Quais tipos de hackers e suas motivações

Como se proteger deles

9 mai 2021 - 08h00
Compartilhar
Exibir comentários

No mundo cada vez mais tecnológico que vivemos há hackers de todos os tipos e gostos. Vão desde os de chapéu branco e preto até os espias. Desde os heróis até os vilões. Quero explicar pra vocês quais os tipos e quais as suas principais motivações. Entenda mais sobre isso e saiba de quem você deve se proteger.

Foto: Divulgação

 Os de chapéu branco são peritos de segurança e especialistas em testes de infiltração. Tudo para garantir a proteção de uma empresa. Estes profissionais de Tecnologia da Informação contam com um arsenal para combater os hackers maus, como os de chapéu preto ou simplesmente os hackers. Também podem ser chamados de crackers. Normalmente entram em redes ou computadores ou ainda criam vírus. Infelizmente costumam achar vulnerabilidades no sistema devido a erro humano. A motivação é ganhar dinheiro, claro. Existem ainda os de chapéu cinzento, que utilizam suas habilidades não para ganho pessoal, mas para revelar a falha de uma empresa e publicar a descoberta na Internet. Alguns podem chegar a chantagear, aí vira um hacker de chapéu preto. Dentro desta categoria temos os script kiddies. Eles atacam redes e manipulam sites da web para ganharem fama.

E tem até os hackers de chapéu verde, que assim como os anteriores citados querem ficar famosos e apesar de amadores estão dispostos a aprender e são muito curiosos. A gama é grande e não para por aí...Os hacktivistas tem o objetivo de provocar mudanças sociais. A sua motivação é a exposição de infrações ou práticas políticas e religiosas censuráveis. Já os hackers patrocinados por governos acabam sendo úteis para fins militares se posicionados bem online. 

Os hackers espias são aqueles contratados pelas empresas para ficarem de olho nas concorrentes e roubarem os segredos comerciais. Os informadores trabalham em organizações e usam do acesso aos sistemas para divulgar dados. Pro bem ou para o mal. No caso do mal, vira um hacker informador malicioso. E por fim os mais perigosos: os ciberterroristas. Motivados por crenças religiosas ou políticas, geram terror e violência com suas habilidades. Tenha suas informações protegidas de todas as formas de hackers utilizando um software de segurança abrangente. Ele deve incluir proteção contra roubo de identidade. Confira o Terra Antivírus e fique seguro.

McAfee Network Associates Inc. © Copyright 2020.  Todos os Direitos Reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade