PUBLICIDADE

Por que o malware - Cavalo de Tróia - é tão temido?

O “presente de grego” que ninguém quer ganhar no seu computador

7 out 2020 - 16h52
(atualizado às 16h54)
Compartilhar
Exibir comentários

A famosa expressão “presente de grego” ficou conhecida no mundo todo, depois da estratégia de guerra criada pelos gregos para invadir a cidade de Tróia. Um cavalo de madeira gigante foi oferecido como presente para os troianos em troca de paz, já que os principais guerreiros tinham morrido na luta entre eles. Porém, o que os troianos não esperavam era que o presente trazia com ele um exército de gregos prontos para atacar. Assim a expressão acabou ficando conhecido quando alguém “recebe” um presente que não serve para nada, já intitula como “presente de grego”.

Foto: McAfee - Segurança Digital

No mundo digital, esse termo também ficou conhecido como um presente não desejado. A técnica imita o ataque que os gregos usaram contra os troianos, porém aqui o intuito é contaminar os dispositivos das vítimas. A técnica desse vírus é acessar a máquina do usuário através de softwares “disfarçados” que ficam escondidos, colhendo informações e dados através de malwares.

Existem diversos tipos de cavalos de tróia.

Os mais comuns deles são:

- Backdoors: mudam o sistema do dispositivo para que hackers e malwares possam ter acesso.

- Spywares: em português, espiões. Ficam de prontidão, espionando os movimentos do usuário até detectarem o acesso às contas online para roubarem as senhas de cartão de crédito, por exemplo.

- Trojan Zumbi: tornam o computador do usuário “escravo” do cibercriminoso.

- Trojan Downloader: baixam e instalam programas maliciosos.

Portanto, para evitar qualquer tipo de invasão, é bom ter instalado uma solução de segurança digital confiável, como o Terra Antivírus, que oferece pacotes que irão executar e fazer uma limpeza na sua máquina, garantindo possíveis ataques e invasões desses e de diversos outros tipos de vírus. Confiança é a garantia de tranquilidade para segurança digital da sua família.

McAfee Network Associates Inc. © Copyright 2020.  Todos os Direitos Reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade