PUBLICIDADE

Não caia na armadilha do DeepFake

27 jul 2020 - 12h08
(atualizado em 4/8/2020 às 11h53)
Compartilhar
Exibir comentários

Você já ouviu falar no termo DeepFake? Em tempos de pandemia comentários produzidos com esse tipo de texto estão sendo disseminados em diversas publicações na web.

Mas o que é DeepFake?

O termo em inglês significa “falso profundo” que quer dizer que aquele comentário ou vídeo não é verídico. O termo surgio em 2017 depois que um usuário do Reddit que tinha esse codinome começou a postar na rede vídeos falsos de sexo com pessoas famosas.

Foto: McAfee / McAfee

Esse processo é criado por softwares inteligentes. Quanto mais esse software recebe informações e imagens, mais ele aprende. É como um treinamento, em que o computador assimila as diversas expressões faciais e as reações do rosto à luz e sombras.

No comentário, por exemplo, é gerado um texto por computador que imita de perto a fala e escrita humana e passa despercebido pelos usuários que acreditam fielmente no que está sendo mencionado. Isso é muito usado na política, quando se quer persuadir pessoas a acreditarem em determinado argumento.

Já no vídeo é usado a Inteligência Artificial para montar vídeos falsos de pessoas praticando atos que elas nunca fizeram na vida real, gerando conteúdos pornográficos ou maldosos até mesmo com celebridades.

Riscos que você pode sofrer:

- ser enganado por vídeos realmente realistas;

- espalhar informações falsas nas redes sociais;

- ter a imagem usada em vídeos pornôs;

- ter a voz usada para áudios pejorativos.

Diante disto é preciso ficar atento para não cair nessas pegadinhas ou ser alvo de uma delas. Por isso, o Terra Antivírus te oferece soluções de segurança que irão proteger você e sua família da tentativa de invasão de cibercriminosos que tenham a intenção de prejudicar a vida de alguém espalhando vídeos falsos.

Fonte: Tech Tudo

McAfee Network Associates Inc. © Copyright 2020.  Todos os Direitos Reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade