PUBLICIDADE

Monitores digitais conectam pais e recém-nascidos

Geração cria filhos orientada por dados

12 mai 2021 08h00
ver comentários
Publicidade

A intuição do futuro será substituída pelos dados? Imagina um banco de carro com sensores que garantem a segurança do bebê e um trocador que acompanha o crescimento do neném a cada nova fralda. E já pensou em finalmente entender se o choro do seu filho realmente é por causa de uma fralda suja?

Foto: Divulgação

Estes são apenas alguns dos itens inteligentes que a chamada geração alpha poderá usufruir. Este grupo, cujos integrantes mais antigos nasceram em 2010, ano em que o iPad e o Instagram foram lançados, contará com quase dois bilhões de pessoas ao término oficial da geração prevista para 2025. Além dos aplicativos, o mercado de "wearables", que são peças de roupa ou acessórios inteligentes, como relógios, pulseiras e óculos para monitorar capacidade física, ciclos de sono, alimentação e hábitos de trabalho, estão numa crescente nos últimos anos. Uma gama imensa de produtos conectados para bebês e que geram dados estão disponíveis como mamadeiras, brinquedos e berços.

Alguns itens são destinados a aliviar o estresse dos pais de primeira viagem, enquanto outros simplesmente automatizam partes do processo de criação dos filhos com tarefas que antes eram baseadas no instinto. Por exemplo, um "monitor inteligente de alimentação para bebês" é conectado à parte inferior de uma mamadeira padrão e envia dados por Bluetooth a um smartphone. Várias questões relacionadas à hora da refeição que normalmente são intuitivas - como a quantidade e a temperatura do leite e até mesmo o ângulo da mamadeira - são monitoradas por meio de um aplicativo. Tem app que combina o envio de dados a partir de um monitor e consultas de vídeo online com médicos. Muitas mamães começam este monitoramento antes mesmo do nascimento da criança, acompanhando os batimentos cardíacos durante a gestação. Os produtos evoluem na complexidade, integrando mais sensores, diversificando o fornecimento de dados e plataformas digitais mais abrangentes. Mas o custo destes equipamentos ainda é muito alto, sendo um luxo para muitas famílias.

A intuição dos pais vai sempre existir, mas a Tecnologia confia mesmo é nos dados. Que tal ter os dois? Nada de papai e mamãe ansiosos, afinal de contas todos esses itens não são essenciais. Mas a nossa segurança sim! Alguns app de celular são visados pelos criminosos cibernéticos. Eles manipulam dois ou mais aplicativos para orquestrar ataques a proprietários de smartphones. Tenha sempre muita atenção e um antivírus para seus dispositivos de casa e móveis. Conheça o Terra Antivírus.

McAfee Network Associates Inc. © Copyright 2020.  Todos os Direitos Reservados.
Publicidade
Publicidade