PUBLICIDADE

Jogos online: conheça os riscos de segurança mais comuns

Quais os golpes mais usados pelos hackers

30 jul 2019 - 18h57
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Freepik

No mundo todo milhares de jogadores se conectam através de consoles, dispositivos móveis e computadores para participar de desafios e jogos online. Com um número expressivo e nível de interação crescente, a oportunidade para bandidos digitais se infiltrarem nos jogos é imensa.

Foto: Freepik

Existem muitas táticas para dar golpes nos jogadores mais novatos e arrancar não só dinheiro como também praticar o assédio e ameaças causando transtornos psicológicos. Malwares, phishing, roubo de contas e dados financeiros são apenas alguns dos ataques desses ladrões virtuais.

Como saber quando está sendo atacado?

Um dos riscos mais comuns é o Phishing. Cibercriminosos mandam e-mail solicitando que o usuário clique no link para ganhar um bônus ou até mesmo alertando sobre algum problema na conta. Ao clicar a conta do usuário é invadida, podendo os golpistas roubar os dados e enviarem jogos falsos contendo malware.

Cuidado com os downloads. Os hackers costumam disparar downloads gratuitos para espalhar vírus e spywares, permitindo, por exemplo, que eles controlem os dispositivos dos jogadores. Isso aconteceu uma vez com usuários de Android que baixaram um aplicativo falso do jogo Minecraft.

Não jogue via redes públicas de Wi-Fi. Essas redes são vulneráveis, facilmente invadidas, fornecendo muitos riscos à segurança do player.

Se você entrou agora nesse mundo de jogos online, fique atento a todos os contatos e links. Seja precavido e faça qualquer ação só com 100% de certeza. Não se deixe levar por conversas de chat. Se desconfiar, desconecte.

Previna-se!

  1. Mantenha o jogo sempre com a última versão atualizada;
  2. Verifique se o e-mail enviado é de procedência verídica;
  3. Evite bate-papo desnecessário com usuários maliciosos;
  4. Nunca, em hipótese alguma, revele seus dados de contas;
  5. Utilize uma senha única para o jogo online;
  6. Não jogue em Wi-Fi público

Além de todas as dicas, é importante o usuário utilizar de boas práticas e proteger seus dispositivos com um software de segurança digital, como o Terra Antivírus, que irá impedir a abertura de páginas desconhecidas e monitorar qualquer tentativa de invasão. Embora os consoles como PlayStation e XBox sejam considerados seguros contra esse tipo de ataque, isso não significa que seus jogadores não estejam expostos a outros riscos.

Fonte: McAfee Network Associates Inc. © Copyright 2020.  Todos os Direitos Reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade