PUBLICIDADE

HOAX: Uma mensagem, um clique e você pode ser contaminado.

Saiba o que é HOAX e como identificá-los.

17 mar 2020 - 10h34
(atualizado em 23/3/2020 às 18h43)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: McAfee / McAfee

Certeza que você já ouviu falar no termo “fake news”, não é mesmo? Hoje muitas mídias e redes sociais usam essa expressão para definir notícias que são espalhadas pela internet, mas não são verdadeiras. Agora, você já ouviu falar em HOAX?

O que significa Hoax?

Na tradução ao pé da letra, Hoax significa blefe, fraude, mentira, trote. Muito parecido com “fake news”, a não ser por uma diferença: Hoax não serve só para propagar notícias falsas, mas também para enviar mensagens não desejadas, o famoso SPAM. Mas ao contrário do SPAM como conhecemos, o Hoax precisa de pessoas para que o boato seja disseminado.

A transmissão da mensagem pode ocorrer rapidamente caso o usuário envie o e-mail para diversas pessoas da sua lista de contato ou até mesmo compartilhe com seus contatos nas redes sociais. Apelando para o lado emocional das pessoas, através de fotos e mensagens de doenças em crianças, animais feridos ou até mesmo prêmios tentadores, o HOAX consegue ampliar ainda mais seus boatos.

Como identificar?

  • Conteúdo apelativo;
  • Imagens fortes;
  • Pedido para compartilhar a mensagem com a maior quantidade de pessoas;
  • Correntes;
  • Mensagens com excesso de letras maiúsculas, cores vibrantes, negrito e pontos de exclamação;
  • Erros gramaticais;

Qual o malefício que causa para o usuário?

O Hoax pode causar problemas no ambiente de trabalho, caso seja divulgado pelo e-mail da empresa. Pode transmitir orientações erradas sobre determinado assunto relacionado à saúde. Ofender, magoar ou aborrecer algum colega que recebeu a mensagem. Também pode conduzir ao usuário baixar um arquivo contaminado ou clicar em um link malicioso, liberando o acesso para roubar os dados daquela pessoa.

Uma dica para manter seus dispositivos seguros de HOAX, é ter atenção às mensagens. Cibercriminosos ficam sempre de olho nos dados pessoais que estão a um clique. Por isso, contratar e instalar um bom antivírus que está sempre ligado nos avanços dos hackers é essencial para manter a segurança dos seus aparelhos. O Terra Antivírus oferece soluções que irão proteger todos os seus dispositivos (tablet, computador e celular) ao mesmo tempo, com a tecnologia que identifica se um link é seguro ou não para a navegação.

Fonte: InfoWester

Foto: McAfee / McAfee
Fonte: McAfee Network Associates Inc. © Copyright 2020.  Todos os Direitos Reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade