PUBLICIDADE

Entenda vírus que se esconde na máquina e rouba informações

Sim, seu computador pode estar sendo manipulado e você nem desconfia

2 set 2019 - 09h00
(atualizado às 11h59)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Freepik

Você sabia que o Rootkit é um tipo de trojan que se camufla no sistema do seu computador para utilizar as suas informações sem que você se dê conta? Pois é. O rootkit é um malware muito perigoso que pode fazer o que bem entender com os programas do seu dispositivo.

Mas o que realmente é o rootkit?

O próprio nome já diz bastante coisa sobre esse vírus. O termo “root” tem o significado de “raiz” em inglês e caracteriza um usuário que possui o controle total da máquina. Já a palavra “kit” compõe o contexto de acesso privilegiado a todo o sistema.

A principal diferença deste malware para os outros é que ele tem a capacidade de se disfarçar dentro da máquina, e com isso o criminoso pode navegar remotamente por todo computador sem que seja percebido.

Foto: Freepik

Como ele opera?

É mais fácil de perceber esse vírus nos sistemas Windows e Linux. No Windows é comum o processo de tarefas que usam memórias serem alterados e anulados. Já no Linux o vírus infecta o sistema trocando o programa de listagem de arquivos, se alojando no meio dele secretamente. Dessa forma, o rootkit consegue se esconder das varreduras dos antivírus.

Assim como muitos trojans, o rootkit se multiplica através de e-mails (spams) e sites maliciosos (como da Receita Federal e também para operações como bitcoins).

Como se prevenir?

A forma mais trivial de se contrair esse tipo de malware é através de downloads de anúncios ou e-mails. Por isso é extremamente importante desconfiar de qualquer link ou imagem suspeita. Outra dica é manter seu sistema operacional sempre atualizado.

E logicamente, para você manter seu computador seguro de qualquer invasão, é essencial investir em proteção de um bom antivírus como o Terra Antivírus, que oferece soluções que podem detectar o rootkit antes mesmo dele se camuflar na sua máquina.

O rootkit também possui outra função devastadora, o “keylooger”, que pode copiar suas senhas, nome de usuário e várias informações digitadas naquele exato momento. Portanto é de suma importância fazer sempre o upgrade seu sistema operacional, e manter seu firewall e antivírus atualizados. 

Fonte: McAfee Network Associates Inc. © Copyright 2020.  Todos os Direitos Reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade