PUBLICIDADE

Entenda o significado dos nomes dos vírus de computador

Curiosidades destes vilões da Internet

23 abr 2021 - 09h00
Compartilhar
Exibir comentários

Você tem ideia do primeiro nome dado ao vírus de um computador? Ele foi chamado de Creeper, uma homenagem a um vilão do desenho animado Scooby Doo. Isso foi há exatos 50 anos, em 1971. Aí veio o Rabbit, que por fazer diversas cópias de si mesmo o nome dado não poderia ser mais perfeito que Coelho, né?

Foto: Divulgação

Com velocidade de replicação igual a desses bichinhos. Depois surge o Brain, que por ocupar grande parte da memória auxiliar do computador, ganhou o nome de cérebro, em português. E você sabe da história do vírus LoveLetter? Quando apareceu nos anos 2000 ninguém ainda desconfiava dos e-mails e, por isso abriam mensagens nomeadas de “I love you”, supostamente enviadas por um conhecido já que o vírus substituía arquivos existentes por cópias de si mesmo. Também conhecido como Lovebug era um convite para o amor...O vírus Nimda, derivado da palavra administrador, surgiu em 2001 e usava e-mails, vulnerabilidades de servidor, pastas compartilhadas e transferência de arquivos para se espalhar. Tornou-se o vírus mais difundido da internet em 22 minutos!! Já o SQL Slammer infectou a maioria de suas 75.000 vítimas em dez minutos. A palavra vem de prisão. E tem vírus que homenageia até bailarina! É o caso do Melissa. Se as vítimas baixarem esse vírus por e-mail, isso pode se espalhar para os primeiros 50 indivíduos em uma lista de e-mail.

 Hoje são cerca de 200 mil novos vírus e malwares, os programas maliciosos, espalhados das mais diversas maneiras pela Internet por dia. O jeito é a proteção e a informação. Lembrando que o vírus se instala na máquina sem a autorização do usuário para executar funções no computador, mas depende da sua interação para se reproduzir e infectar os seus dispositivos. Logo precisa do seu click. Por isso que temos que ter plena consciência do que abrimos ou clicamos na hora da conectividade. A desinformação é a arma dos bandidos virtuais. Se informe, leia a respeito e aprenda a se proteger contra estes ataques. O seu conhecimento vai evitar muita dor de cabeça, acredite. E conheça os pacotes do Terra Antivírus para se blindar mais. Fique Seguro!

McAfee Network Associates Inc. © Copyright 2020.  Todos os Direitos Reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade