PUBLICIDADE

Entenda o significado dos nomes dos vírus de computador

Curiosidades destes vilões da Internet

23 abr 2021 09h00
ver comentários
Publicidade

Você tem ideia do primeiro nome dado ao vírus de um computador? Ele foi chamado de Creeper, uma homenagem a um vilão do desenho animado Scooby Doo. Isso foi há exatos 50 anos, em 1971. Aí veio o Rabbit, que por fazer diversas cópias de si mesmo o nome dado não poderia ser mais perfeito que Coelho, né?

Foto: Divulgação

Com velocidade de replicação igual a desses bichinhos. Depois surge o Brain, que por ocupar grande parte da memória auxiliar do computador, ganhou o nome de cérebro, em português. E você sabe da história do vírus LoveLetter? Quando apareceu nos anos 2000 ninguém ainda desconfiava dos e-mails e, por isso abriam mensagens nomeadas de “I love you”, supostamente enviadas por um conhecido já que o vírus substituía arquivos existentes por cópias de si mesmo. Também conhecido como Lovebug era um convite para o amor...O vírus Nimda, derivado da palavra administrador, surgiu em 2001 e usava e-mails, vulnerabilidades de servidor, pastas compartilhadas e transferência de arquivos para se espalhar. Tornou-se o vírus mais difundido da internet em 22 minutos!! Já o SQL Slammer infectou a maioria de suas 75.000 vítimas em dez minutos. A palavra vem de prisão. E tem vírus que homenageia até bailarina! É o caso do Melissa. Se as vítimas baixarem esse vírus por e-mail, isso pode se espalhar para os primeiros 50 indivíduos em uma lista de e-mail.

 Hoje são cerca de 200 mil novos vírus e malwares, os programas maliciosos, espalhados das mais diversas maneiras pela Internet por dia. O jeito é a proteção e a informação. Lembrando que o vírus se instala na máquina sem a autorização do usuário para executar funções no computador, mas depende da sua interação para se reproduzir e infectar os seus dispositivos. Logo precisa do seu click. Por isso que temos que ter plena consciência do que abrimos ou clicamos na hora da conectividade. A desinformação é a arma dos bandidos virtuais. Se informe, leia a respeito e aprenda a se proteger contra estes ataques. O seu conhecimento vai evitar muita dor de cabeça, acredite. E conheça os pacotes do Terra Antivírus para se blindar mais. Fique Seguro!

McAfee Network Associates Inc. © Copyright 2020.  Todos os Direitos Reservados.
Publicidade
Publicidade