PUBLICIDADE

Consultas digitais crescem e devem ser seguras

Espionagem do teclado mira as chamadas de vídeo

14 dez 2020 - 09h04
Compartilhar
Exibir comentários

Com a evolução dos meios de comunicação e a Covid, é natural que o contato entre médico e paciente possa ser feito a distância. Mas esta assistência virtual é muito mais do que um bate-papo e deve ser ética, de qualidade e bem segura.

Foto: Divulgação

A Telemedicina se popularizou graças a dois fatores: o aumento da demanda pelos pacientes em resposta às restrições do convívio social e da oferta dos serviços médicos prestados remotamente, uma vez que muitos suspenderam a ida às clínicas neste período.

Até pouco tempo atrás vetada por lei, as consultas agora são autorizadas pelo Ministério da Saúde e endossadas pelo Conselho Federal de Medicina. E por que deu tão certo assim? Porque mesmo de longe um médico pode conferir o resultado de um exame de sangue ou verificar uma radiografia, por exemplo. É claro que para certos diagnósticos, como um exame clínico que deve ser presencial, de nada vai adiantar toda esta tecnologia.

O atendimento digital exige muita atenção. Evite de cara algumas ciladas. Para isso escolha teleatendimentos feitos em plataformas que garantam a privacidade dos seus dados; use sempre dispositivos pessoais e evite sessões em locais públicos.

Sempre pesquise o médico e se certifique que ele está registrado no conselho profissional. Infelizmente os bandidos virtuais se aproveitam destas consultas que são feitas com chamadas de vídeo para espionar.

Conhecido por espionagem do teclado, este ataque acontece quando um invasor está presente em uma chamada e observa o alvo para saber o que ele digita durante o call. Para isso o hacker precisa gravar a reunião ou transmissão de vídeo e alimentá-la através de um programa de computador. Este programa elimina o fundo visual e mede os movimentos do braço e ombro do usuário em relação ao rosto. A partir daí basta analisar as ações e adivinhar quais teclas são acionadas, dentre senhas e outras informações confidenciais. Caso o programa já saiba seu endereço de e-mail ou nome, ele consegue decifrar mais detalhes.

Fique menos vulnerável. Saiba dos pacotes Terra Antivírus e cuide cada vez mais da sua saúde e de seus dispositivos. As consultas online já são um importante braço auxiliar da medicina presencial, mesmo após o controle da Covid-19. Fique saudável e seguro!

McAfee Network Associates Inc. © Copyright 2020.  Todos os Direitos Reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade