PUBLICIDADE

Conheça técnicas para fugir de notícias falsas nas redes sociais

Atenção ao que é consumido nas mídias digitais ajuda a identificar o que é verdadeiro ou falso

28 out 2020 - 15h18
Compartilhar
Exibir comentários

É sabido que o brasileiro não tem o costume de ler textos mais explicativos e se informar por meio de canais de notícias especializadas. Por isso as redes sociais tem um papel tão importante na divulgação das notícias que estão em evidências no dia a dia. Uma pesquisa – da Pew Research - feita nos EUA mostra que em 2019, houve um aumento de 8% em relação ao ano anterior no consumo de notícias vindas através das mídias sociais. Porém, existe um dado preocupante nessas informações, já que várias dessas notícias carregam conteúdos desencontrados e muitas vezes incertos.   

Foto: McAfee Network Associates Inc.

Diariamente recebemos uma enxurrada de notícias vindas de perfis ou artigos respostados por amigos, e muitas das vezes nos questionamos: o que realmente é verdadeiro ou é uma informação duvidosa?

Em maio de 2020, pesquisadores da Carnegie Melon University analisaram mais de 200 milhões de tweets sobre o novo coronavírus. Dos 50 twetters mais influentes, 82% eram bots (robôs). Dos 1.000 principais retweeters, cerca de 62% deles também eram bots. Mais de 100 tipos de histórias falsas e imprecisas foram postadas contendo matérias de curas falsas e teorias da conspiração.  

Por isso, é preciso ter atenção ao conteúdo que é consumido para não ser induzido a acreditar em notícias falsas e enganosas. Desenvolver uma “alfabetização midiática” – capacidade de analisar criticamente a mídia consumida – pode ajudar a discernir o que é fato e o que é ficção.

Considere a fonte: verifique se a fonte é honesta, se o artigo é verdadeiro.

Amplie suas mídias: possuir uma gama maior de informação sobre um mesmo assunto lhe trará mais segurança sobre os fatos verídicos da notícia.

Siga suas emoções: muitas das notícias expostas trazem fortes respostas emocionais, que podem apontar se a notícia é fatídica ou não. É possível que alguns desses artigos sejam falsos, mas aí, você tem a fonte como aliada para consulta.

Fique esperto em Conteúdos Patrocinados: Notícias carregadas de fotos e ilustrações muitas vezes podem estar promovendo informações falsas intencionalmente, que podem levar a sites maliciosos.

Esteja seguro: aonde quer que você busque suas informações, seja nos feeds das redes sociais ou em outras plataformas, certifique-se de ter instalado em seu dispositivo um pacote de segurança confiável, como o Terra Antivírus, que além de fornecer proteção contra vírus, também protege sua identidade e privacidade digital.  

McAfee Network Associates Inc. © Copyright 2020.  Todos os Direitos Reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade