PUBLICIDADE

Casas inteligentes podem sofrer falhas de segurança

Com o IOT batendo na porta, é importante saber como se prevenir dos hackers

25 jul 2019 - 14h53
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Freepik

Quem não fica preocupado com a segurança dos dispositivos digitais nos dias atuais? Imagina então se a sua casa é toda conectada através dessas tecnologias. Não há como não voltar a atenção para os cuidados com os dispositivos eletrônicos inteligentes, ainda mais quando se tem filhos.

A tecnologia torna o dia a dia dentro de casa e a criação dos filhos muito mais simples em muitas maneiras, mas também pode se tornar uma porta de entrada para os hackers. Veja abaixo algumas vantagens de se modernizar e quais as precauções tomar:

  • Sistema de Segurança: muitos softwares de segurança fornecem proteção conectada a todos os dispositivos da sua casa, como câmeras, travas e alarmes. Segurança extra para monitorar sua família e empresa. Mas cuidado, hackers podem se utilizar de aparelhos desprotegidos e manipula-los como espionagem.
  • Sistema de Iluminação: esse tipo de programação conectada às lâmpadas da casa oferece praticidade quando o proprietário viaja e quer manter algumas luzes acesas em determinados períodos. Também é ecologicamente correto. Quem nunca esqueceu uma luz acesa ao sair de casa? Mas fique atento! Hackers podem configurar algumas lâmpadas e criar vírus que se espalham por toda casa/empresa.
  • SmartTV: essa tecnologia entende seu perfil de consumidor e pode recomendar novos programas para você. Porém, hackers mal intencionados podem se apropriar do sistema de áudio e vídeo da sua TV e seguir todos os seus movimentos.
  • SmartFreezer: geladeiras inteligentes são muito úteis para lembrar que precisa ir ao mercado repor alguns ingredientes que estão acabando, entretanto se o refrigerador estiver desprotegido é um caminho simples para o hacker descobrir seu e-mail, por exemplo.
  • Termostato Inteligente: uma casa ou empresa com a temperatura ambiente ideal é a chave do sucesso para não começar aquela eterna discussão do ar condicionado, não é mesmo? Mas um sistema exposto pode ser usado de maneira perversa pelos hackers através de chantagem, como pagar uma taxa extra, por exemplo.

Uma pesquisa feita no ano passado pela empresa Intel com americanos mostra como essa tecnologia de IOT está crescendo e o que se espera para o futuro.

Foto: Freepik

Então, como fazer para proteger e bloquear todos os seus gadgets inteligentes? Uma opção rápida e simples é instalar a soluções de segurança do Terra Antivírus que alerta sobre qualquer tipo de vulnerabilidade, além de manter os criminosos virtuais bem longe dos seus dispositivos.  Acesse o Terra Antivírus e conheça todas as soluções digitais disponíveis para sua casa e empresa.

Fonte: McAfee Network Associates Inc. © Copyright 2020.  Todos os Direitos Reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade