PUBLICIDADE

Aplicativos auxiliam em tarefas diversas

Segurança e atenção na hora de baixar o app

21 jun 2021 - 07h00
Compartilhar
Exibir comentários

Não é novidade pra ninguém que alguns apps podem, de fato, fazer a diferença em uma determinada situação, certo? Como ter uma melhor fluidez no trânsito, proteger o meio ambiente, mudar hábitos de consumo e até o modo como a gente se relaciona com os outros. Atualmente são milhares de opções e cada uma mais específica que a outra.

Foto: Divulgação

Existem muitos apps de segurança pessoal desenvolvidos para resolverem este problema. Sei que os apps não vão impedir que tragédias aconteçam e que quando a vida de alguém depende da velocidade para conseguir ajuda, não há tempo para fazer chamadas. Mas se há uma chance de notificar seus entes queridos, amigos ou pessoas próximas com apenas um botão, essas histórias possivelmente teriam outros desfechos. Concorda?

Mas você saberia escolher quais os melhores aplicativos, tamanha a oferta? E você sabe quais apps de terceiros são seguros para você instalar? Todo mundo cai na tentação de baixar apps. A execução de aplicativos ameaça sua segurança, se os dados coletados acabarem em mãos erradas. Os apps aprendem muito sobre você quanto mais você os usa, coletando dados como localização. Daí é um pulo pra descobrir onde você mora, frequenta e por aí vai. Quando você compartilha mais coisa em outras plataformas online, essas informações podem representar uma séria ameaça à sua privacidade.

Caso um bandido virtual for capaz de invadir sua conta, ele pode explorar essas informações para cometer roubo de identidade ou criar um e-mail de phishing disfarçado de seu empregador. Os aplicativos não têm medidas básicas de segurança para evitar que hackers invadam contas ou dados de saúde e fitness, que são os mais rastreados. Outra dica: muitos apps, de execução populares, permitem as senhas mais básicas como "qwerty" e "password.

Por serem senhas fáceis de quebrar, são alvos certeiros. Isso permite que os hackers explorem o máximo de contas, com o mínimo de esforço possível. Além disso, esses aplicativos não têm a opção de configurar a autenticação de dois fatores. Três importantes coisas na hora de baixar seu app: crie uma senha forte e única, atualize e ative configurações de privacidade do seu aplicativo e do seu software. Ah...e dê uma olhada no que o Terra Antivírus oferece para você. Fique Seguro.

McAfee Network Associates Inc. © Copyright 2020.  Todos os Direitos Reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade