PUBLICIDADE

A tecnologia transforma o cinema

Efeitos especiais nos filmes de Hollywood

14 abr 2021 - 09h00
Compartilhar
Exibir comentários

Impensável hoje o cinema sem a Tecnologia. Mais impensável ainda acreditar que os efeitos especiais nasceram por acidente. No caso, esta foi a história do primeiro deles, o Stop Motion, que é a fotografia de cenários e objetos quadro a quadro, surtindo a impressão de um movimento. Filmes como A Fuga das Galinhas e a Noiva Cadáver foram produzidos inteiramente com esta técnica. Numa evolução constante, a cada ano novos efeitos foram sendo descobertos e trabalhados. Star Wars marcou uma época com um software que recria batalhas com milhares de soldados virtuais. George Lucas foi o primeiro diretor a usar mão de computadores para mexer com fotografia, animação e gráficos. Um verdadeiro sucesso de bilheteria.

Foto: Divulgação

Atualmente os filmes adoram usar os modelos gráficos versão 3D, trabalhadas em cena a cena, inaugurado na década de 90 por Jurassic Park. Os dinossauros ganharam vida com esta tecnologia. Na computação gráfica multidões são arrastadas para as telas com a criação de personagens impressionantes. Nesta onda de efeitos, os super-heróis se deram bem. Com a captura de movimentos, qualquer objeto inanimado ganha vida e assim a atuação de atores pode ser vivida em uma situação criada pela computação gráfica. Ainda são muito usados os efeitos de Chroma Key e o Bullet Time. Os limites para os efeitos não existem e a criatividade ganha literalmente asas!!! A Tecnologia revolucionou o cinema e a nossa maneira de interagir com os filmes.

O importante é você saber que nem sempre o que chama mais a atenção é o que ganha efeito especial. Estas tecnologias pós-produção trouxeram redução de custos e mais possibilidades de controle das filmagens, como no caso do tempo e da iluminação em cenas gravadas ao ar livre.

Em meio a pandemia do Covid 19 a tecnologia disponível e a alta performance dos computadores prometem ajudar na retomada das produções digitais que podem acontecer fora do ambiente de estúdio. Tecnologias como os deepfake e animações serão muito comuns a partir de agora. Isso ajuda a diminuir o contato físico e o número de artistas envolvidos. Boa notícia para os cinéfilos que vão seguir com muito conteúdo para assistir durante o distanciamento social ainda tão necessário. Seja no drive in ou em sua poltrona, para ter final feliz é importante a segurança dos seus dispositivos na hora da conexão. Conheça os pacotes do Terra Antivírus e bom filme. Fique seguro!   

McAfee Network Associates Inc. © Copyright 2020.  Todos os Direitos Reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade