PUBLICIDADE

A informação é mais poderosa que qualquer armamento

Controle das fronteiras digitais é o sonho de muitas nações

28 abr 2021 - 08h00
Compartilhar
Exibir comentários

A Internet é uma poderosa arma. Pensa nela feita somente para um país em especial, onde fossem armazenadas as informações secretas, sem o risco de vazamento e muito mais segurança na sua rede de energia e telecomunicações, entre outros. Seria um exército e tanto, não? Países como os Estados Unidos, Rússia e China já cogitaram a ideia, mas ter uma rede de comunicação especial, como uma Internet com o código próprio do país, pode trazer consequências desastrosas. Exemplo disso, seria o controle rígido das autoridades sobre os cidadãos. Exatamente o oposto do que prega a Internet.

Foto: Divulgação

  Com a ambição de ter uma Internet privada, várias nações exploram as possibilidades para levantar muros e separar espaços digitais. Em meio a tudo isso, a gente se pergunta: a rede mundial de computadores aberta está com os dias contados? A liberdade de poder enviar e receber algo é a base da nossa comunicação virtual. Sem limite de geografia ou censura de conteúdo. Para alguns, a internet paralela evitaria que notícias falsas atingissem a sua população. Já para outros, seria o fim da espionagem, como aconteceu há alguns anos aqui no Brasil. À época, a Petrobrás teve documentos sigilosos acessados através dos computadores pelos americanos. Porém desligar os pontos de entrada e saída da comunicação global envolve economia, já que a Internet é hoje uma parte essencial do comércio mundial. O único local do planeta que o acesso à rede como conhecemos é inteiramente proibido pelo governo é na Coréia do Norte. Lá as pessoas contam com uma "internet própria", fundada em 2000, com serviços de email e alguns sites. Só. Nada de globalização e da diversão das redes sociais.

  Se algum dia a Internet independente vai acontecer ninguém sabe, mas a segurança sempre será importante. Nosso bem-estar digital vale ouro. Tenha segurança adicional na conexão para bloquear sites de malware e phishing, caso seu dedo deslize e clique sem querer...Pacotes do Terra Antivírus te auxiliam nesta proteção. Fique Seguro!

McAfee Network Associates Inc. © Copyright 2020.  Todos os Direitos Reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade