PUBLICIDADE

A alfabetização midiática enfraquece manobras ocultas

Eduque e prepare seus filhos

4 dez 2020 08h15
ver comentários
Publicidade

Você sabe o que é uma Alfabetização Midiática? Ela é a capacidade que o indivíduo desenvolve na identificação de diferentes tipos de conteúdo e o entendimento verdadeiro das mensagens que cada um está enviando. São textos, memes ou postagens nas redes sociais, vídeos, televisão, filmes, videogames, música e vários outros conteúdos digitais. Sabemos que foi - se o tempo que as redes sociais eram apenas uma distração de conexão pessoal.

Foto: Divulgação

Hoje elas desempenham um papel importante na vida das pessoas, influenciam comportamentos e criam canais tendenciosos de notícias manipuladoras e, por muitas vezes, inverídicas. O que era para informar acaba desinformando. E o que era para fortalecer acaba enfraquecendo. Mas por que isto acontece? Justamente porque a maioria não tem ainda um filtro, isto é, a tal da alfabetização digital.

Ninguém consegue consumir muito e ser atento ao mesmo tempo. Então como tudo na vida, menos é mais. E realmente, pois só assim você assume um compromisso pessoal de ficar alerta, diminuir a velocidade, para então poder avaliar o que chega pra você. Somente depois está pronto para criar ou compartilhar.

Agora mais do que nunca o pensar crítico é uma arma contra a desinformação online. E isso deve ser passado de pai para filho e assim por diante. Temos que separar o fato da opinião e o acontecimento real das informações fabricadas na web. Pra isso ninguém precisa ser jornalista ou entendedor do assunto, mas sim ter bom senso e jamais deixar de pensar. Não podemos entrar no automático.

Uma pesquisa americana revela que as pessoas que dependem das mídias sociais para se informar acertam menos os fatos relevantes, como dados sobre a saúde e assuntos ligados à política. É alarmante o poder dos algoritmos para fornecer conteúdo personalizado à tela de uma pessoa. Nossos feeds sociais não agem aleatoriamente. Para combater esta praga sempre incentive seus filhos a desenvolverem um bom senso crítico em tudo que leem.

A nossa e as próximas gerações tem que se tornar consumidores informados de mídia online. Para isso a leitura é a melhor base, pois as histórias têm o poder de auxiliar no processamento do mundo digital a que são submetidas desde a primeira infância. Não importa a idade. Pode ter três ou 13 anos. Outro ensinamento valioso é o de verificação do material. E por fim ensine elas a escolherem o que querem ler. Nos seus dispositivos tenha sempre um bom antivírus, como o Terra Antivírus. Faça a sua parte! Fique Seguro! Transforme seus filhos em adultos preparados e pensantes como nunca.

McAfee Network Associates Inc. © Copyright 2020.  Todos os Direitos Reservados.
Publicidade
Publicidade