PUBLICIDADE

Samsung prevê 2019 mais fraco após desaceleração em venda de chips

31 jan 2019 - 09h44
(atualizado às 15h20)
Compartilhar
Exibir comentários

A Samsung afirmou nesta quinta-feira que espera resultados mais fracos em 2019, depois de publicar uma queda de 29 por cento no lucro operacional do quarto trimestre, em um desempenho pressionado por desaceleração na demanda por microprocessadores de memória.

Logo da Samsung em Barcelona, na Espanha
25/02/2018
REUTERS/Yves Herman
Logo da Samsung em Barcelona, na Espanha 25/02/2018 REUTERS/Yves Herman
Foto: Reuters

A companhia afirmou que espera um "declínio no resultado anual" em 2019, embora as vendas de produtos de memória devem começar a se recuperar no segundo semestre.

Incertezas sobre a guerra comercial iniciada pelos Estados Unidos contra a China e a desaceleração da economia chinesa vão atingir o desempenho de companhias globais de eletrônicos, o que vai pressionar a demanda por chips de memória, smartphones e telas, afirmam analistas.

Mas alguns investidores esperam uma recuperação da Samsung no segundo semestre, apoiada por vendas de chips para centrais de processamento de dados e lançamentos de redes de telefonia móvel com tecnologia 5G, além de novos dispositivos que incluem um aguardado celular com tela dobrável pela companhia sul-coreana.

"Se o celular dobrável da Samsung for um sucesso, será uma boa notícia para as ações da Samsung", disse Park Jung-hoon, gestor de recursos na HDC Asset Management.

A Samsung afirmou que o lucro operacional do quarto trimestre foi de 10,8 trilhões de wons (9,7 bilhões de dólares), em linha com a estimativa da companhia. A receita caiu 10 por cento, para 59,3 trilhões.

A companhia afirmou que a demanda por chips de memória deve continuar fraca no primeiro trimestre antes de iniciar uma recuperação gradual a partir do segundo, que será apoiada por vendas a companhias de computação em nuvem.

A divisão de celulares da Samsung teve lucro de 1,5 trilhão de wons no trimestre passado, uma queda de 38 por cento sobre um ano antes.

Embora as vendas de smartphones deverão continuar estáveis neste ano, o preço médio dos aparelhos deve subir uma vez que mais dispositivos terão recursos mais caros como multicâmeras, disse a Samsung.

A companhia está prometendo lançamento de telefones dobráveis e compatíveis com tecnologia 5G neste ano. Os novos modelos da linha Galaxy devem ser revelados em fevereiro, mas a empresa ainda não indicou uma data para o lançamento do aparelho com tela dobrável.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade