PUBLICIDADE

Samsung nega envolvimento em roubo de propriedade intelectual da fornecedora ASML

17 abr 2019 - 14h31
Compartilhar
Exibir comentários

A fabricante sul-coreana de eletrônicos Samsung negou nesta quarta-feira qualquer envolvimento em roubo de propriedade intelectual da fornecedora ASML.

Participantes de evento da Samsung em San Francisco. 20/2/2019 REUTERS/Stephen Nellis/File Photo -
Participantes de evento da Samsung em San Francisco. 20/2/2019 REUTERS/Stephen Nellis/File Photo -
Foto: Reuters

A ASML divulgou na semana passada que ex-funcionários levaram segredos da empresa à produtora de software norte-americana Xtal, que entrou com pedido de falência em dezembro, após perder um julgamento de 223 milhões de dólares para a ASML sobre o assunto.

O presidente-executivo da fabricante holandesa de equipamentos de semicondutores, Peter Wennink, negou os primeiros relatos de que o governo chinês estava por trás do roubo e acrescentou que o financiamento da XTAL veio em parte da China e em parte da Coreia.

Wennink reiterou a suposta conexão coreana em entrevista na emissora holandesa NOS na terça-feira.

"O que descobrimos é que os (segredos) foram roubados por pessoas de nacionalidade americana e chinesa", disse. "Esses produtos foram usados para fornecer serviços ao nosso maior cliente coreano."

A Samsung é o maior cliente da ASML. A China é um dos principais mercados em crescimento e a causa de uma previsão de alta para 2019 da ASML nesta quarta-feira, juntamente com ganhos melhores do que os esperados no primeiro trimestre.

A Samsung, em resposta por email às perguntas da Reuters, disse que não está envolvida na espionagem industrial.

"A Samsung considera prioridade máxima proteger e respeitar os direitos de propriedade intelectual de terceiros. Nenhum produto resultante de nossa parceria com a Xtal interfere na propriedade intelectual da ASML", afirmou a Samsung.

"Estamos profundamente desapontados com relatos da mídia que assumiram ou até mesmo sugeriram o envolvimento da Samsung em qualquer delito contra a ASML, o que não é verdade".

"Embora não possamos divulgar detalhes de nossos negócios, a Samsung tomou precauções para aderir a todas as leis e regulamentos com seu contrato de desenvolvimento com a Xtal, incluindo uma cláusula que proíbe especificamente o uso ilegal de propriedade intelectual de terceiros", disse a Samsung.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade