PUBLICIDADE

Saiba como driblar as falhas do iOS 6

15 nov 2012 - 08h59
Compartilhar

Lançado em setembro, o iOS 6 não está agradando a todos os usuários. Em geral, as reclamações estão relacionadas a falhas na utilização do novo sistema operacional. O principal problema ocorre no app Apple Maps, em que há equívocos na localização e identificação de diversos lugares. Além disso, outros recursos do aparelho, como conexão à rede wi-fi ou arquivamento de fotos do Instagram no rolo da câmera, também vem causando insatisfação. No entanto, segundo especialistas, é possível driblar alguns desses fatos de forma pouco complicada.

O aplicativo Apple Maps apresenta problemas na localização e identificação de lugares
O aplicativo Apple Maps apresenta problemas na localização e identificação de lugares
Foto: Justin Sullivan / Getty Images

No caso dos problemas com o programa de localização, o próprio diretor-chefe da Apple recomendou a utilização de outros apps. De acordo com Tim Cook, enquanto o erro está sendo resolvido, as melhores alternativas são baixar algum programa disponível no iTunes, como o Bing, o MapQuest e o Waze, ou utilizar os mapas da Google e Nokia. Para utilizar os dois applicativos concorrentes, basta entrar nos sites das empresas e colocar um ícone do web app na tela inicial do aparelho.

Já no caso de problemas com outros aplicativos ou até mesmo recursos como a conexão wi-fi, a alternativa mais simples é baixar o iOS 6 separadamente e, depois, fazer a reconfiguração do aparelho com esse arquivo. Segundo o sócio-diretor da consultoria de informática Caos Developers, de São Paulo (SP), Leonardo de Sousa, realizar a restauração evita que o iPhone não reconheça alguma configuração anterior, o que poderia dificultar a utilização do recurso. O analista de sistema ressalta, no entanto, que é importante realizar antes um backup de todo conteúdo armazenado, pois a restauração eliminará tudo o que foi instalado no dispositivo após a compra.

Algumas falhas do iOS 6 podem ser resolvidas de forma menos radical. No caso da dificuldade para identificar redes wi-fi, o técnico da Hi Soluções, de Blumenau (SC), Lisandro Hruschka, recomenda apagar as configurações de rede e reajustá-las, mudando a opção HTTP Proxy para automática. No caso de algum problema com apps, como dificuldade para comentar e postar fotos no Facebook, Sousa, recomenda que o usuário entre na App Store e verifique se há alguma atualização disponível. De acordo com o analista de sistemas, isso pode ajudar, pois foram disponibilizadas diversas atualizações para a rede social após o lançamento do último iOS.

Além desses casos, há reclamações de que o aparelho permite postagens no Twitter e Facebook mesmo quando o mesmo se encontra bloqueado e protegido por senha. Para resolver isso, Hruschka indica bloquear o Siri quando a tela do aparelho estiver travada. Para isso, basta ir no menu Ajustes, clicar em Geral e, depois, selecionar Bloqueio por Código e desmarcar a opção Permitir acesso quando bloqueado. Caso os problemas com o iOS 6 não sejam resolvidos com nenhuma dessas dicas, Hruschka reitera que o usuário pode reclamar à Apple, clicando na opção Reportar Problema, localizada no canto inferior do app de mapas.

Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade