PUBLICIDADE

Rússia força registro de blogueiros como "veículos de mídia"

7 mai 2014 - 14h02
(atualizado às 14h02)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O governo de Vladimir Putin nega que a nova lei regula os blogueiros como veículos de mídia</p>
O governo de Vladimir Putin nega que a nova lei regula os blogueiros como veículos de mídia
Foto: Reuters

O presidente russo Vladimir Putin assinou uma lei que caracteriza e impõe aos blogueiro um registro na agência reguladora de mídias do país, a Roskomnadzor. De acordo com The Verge, a nova normativa faz parte de um pacote de leis para combater terroristas que deixa mais rígida as regras da internet na Rússia. A partir de agora, blogs e perfis nas redes sociais com mais de três mil leitores devem registrar-se no órgão.

Na nova lei, os internautas que forem caracterizados como “mídia” serão responsáveis de fato pelo que escrevem. Com isso eles devem checar as informações antes de publicá-las, remover comentários imprecisos e estão proibidos de ferir a reputação de uma pessoa ou grupo. A lei ainda proíbe uma das principais funcionalidades dos blogs e das redes sociais, o anonimato. Após registrarem-se na Roskomnadzor, os blogueiros russos devem informar nome, sobrenome e iniciais em toda publicação incluída na rede.

O governo russo nega que a nova lei regula os blogueiros como veículos de mídia. Em contrapartida, as empresas de tecnologia no país estão mudando suas regras, o site de procura Yandex está tirando o ranking de blog do ar. Já a plataforma de blogs Livejournal limitará a contagem dos blogs até 2,5 mil.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade