PUBLICIDADE

vc repórter: Brasil conquista 6 ouros em competição de robótica

25 abr 2012 - 15h53
Compartilhar

O Brasil conquistou seis medalhas de ouro na Robogames 2012, competição de robótica realizada nos Estados Unidos entre os dias 20 e 22 de abril. Além das vitórias, os brasileiros também conseguiram uma medalha de prata e três de bronze.

Brasileiros da Imperial Botz comemoram a prata na categoria sumô para robôs controlados de até 3 kg
Brasileiros da Imperial Botz comemoram a prata na categoria sumô para robôs controlados de até 3 kg
Foto: Marcos Marzano Jr. / vc repórter

Participaram da competição, em 59 eventos diferentes, 238 equipes de 16 países. Foram 1039 engenheiros de robótica, que levaram ao evento 682 robôs. As disputas foram realizadas no Centro de Convenções de San Mateo, na Califórnia.

Na categoria lutas, o Brasil conquistou dois ouros e um bronze. Entre robôs de no máximo 120 libras (cerca de 54 kg), os brasileiros venceram com o robô Orion. Na categoria de três libras (1,3 kg), a vitória ficou com o robô carrapato. O bronze nas lutas veio na categoria para robôs de até 5,3 oz, ou onças, medida de peso inglesa (cada onça equivale a cerca de 28 gramas). O robô Pocket foi o terceiro colocado.

Na categoria sumô, o Brasil também obteve dois ouros, além de uma prata e um bronze. O destaque fica na categoria para robôs controlados de até 3 kg, na qual o ouro ficou com o robô Zarolho, a prata com Mamute e o bronze com Pé de Boia, formando o pódio completamente verde e amarelo. O outro ouro ficou com o robô Joaninha, na categoria para robôs autônomos de até 25 g.

Outro título brasileiro ficou com a equipe de hóquei. O time Uai!rrior Hockey bateu duas equipes dos Estados Unidos para conquistar a primeira colocação. Curiosamente, no futebol para robôs o Brasil não conquistou medalhas.

O último ouro veio na categoria BEAM (Biologia, Eletrônica, Estética e Mecânica), na qual a equipe Invctus levou a medalha mais valiosa para o Brasil. Nessa categoria, são usados robôs com circuitos análogos simples. Um bronze também foi conquistado na BEAM, com a equipe Apollo.

A classificação final da Robogames 2012 entre países teve os Estados Unidos na liderança, com 25 ouros, seguidos da Coreia do Sul, com sete, e de Brasil, México e Japão, com seis ouros cada.

O evento é considerado a "Olimpíada dos Robôs", já que convida as ¿melhores mentes¿ de todo o mundo para participar, como é dito na descrição oficial do torneio. A Robogames acontece desde 2004.

O internauta Marcos Marzano Jr., de Petrópolis (RJ), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
TAGS
Publicidade