PUBLICIDADE

SP: centro de cardiologia ganha robô-médico e exames em 3D

16 mar 2012 - 10h58
Compartilhar

Um centro de cardiologia da rede pública de saúde de São Paulo ganha, a partir desta quinta-feira, dois equipamentos de alta tecnologia para ajudar nos diagnósticos e nos tratamentos: um robô e uma máquina para exames em 3D. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria da Saúde paulista, as novidades do Instituto Dante Pazzanese representam investimento de R$ 4,5 milhões.

Robô alemão Artis Zeego possui oito monitores que permitem aos médicos saber condição do paciente sem fazer exames tão invasivos
Robô alemão Artis Zeego possui oito monitores que permitem aos médicos saber condição do paciente sem fazer exames tão invasivos
Foto: William Pereira / Divulgação

O robô Artis Zeego é alemão e possui oito movimentos. Oito também é o número de telas que o autômato de 3,5 toneladas tem. Nelas são exibidas imagens diagnósticas sofisticadas que permitem aos médicos maior segurança na opção de tratamento e menor grau de invasão para exames. O Artis Zeego também tem uma mesa cirúrgica reclinável e permite que outras imagens sejam importadas para seu sistema. Ele consegue realizar até mil procedimentos por ano.

Além do robô, o Dante Pazzanese terá, na sala híbrida, uma máquina que realiza exames com imagens de alta definição e em 3D. A máquina e o autômato vão ocupar uma área de 130 m² na zonal sul da capital paulista.

Uma equipe multidisciplinar - com médicos intervencionistas, cirurgiões, anestesista, especialistas em tomografia e ecografia e um médico clínico - é que utilizará os novos equipamentos. Os pacientes do centro de cardiologia são idosos, portadores de doenças degenerativas e crianças cardiopatas.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade