PUBLICIDADE

Robô com superaudição consegue determinar vencedor de jokenpo

20 nov 2012 - 14h50
(atualizado às 14h55)
Compartilhar

Pesquisadores estão aprimorando o processo de audição e capacidade de compreensão sonora de robôs no Japão. Uma equipe liderada pelo cientista Kazuhiro Nakadai no Honda Research Institute-Japan (HRI-JP) criou o HEARBO (HEARing roBOt), capaz de analisar quatro sons diferentes - incluindo vozes - ao mesmo tempo, e também deduzir de onde vem o barulho. O sistema pode permitir aos robôs do futuro melhor entender comandos verbais de vários metros de distância, segundo o Gizmag.

Robô japonês tem audição apurada e é capaz de distinguir entre diferentes fontes de sons
Robô japonês tem audição apurada e é capaz de distinguir entre diferentes fontes de sons
Foto: Divulgação

O sistema criado pelos pesquisadores, batizado de HARK, processa ruídos audíveis com oito microfones inseridos dentro da cabeça do robô. O software, primeiramente, seleciona os sons gerados em seus 17 motores, que são então cancelados em tempo real através de um processo de supressão. O áudio remanescente é então processado, enquanto um algoritmo de localização da origem sonora determina, com grande precisão, de onde vem o som.

"Podemos gravar e visualizar, em tempo real, quem falou - e de onde - em uma sala", explica Nakadai no site do instituto. "Talvez possamos escolher a voz de determinada pessoa em um local movimentado, ou separar alguns minutos de uma reunião com informações de quem falou o quê ao evoluir essa tecnologia", afirmou o pesquisador.

Pedra, papel e tesoura
Em uma experiência, um robô recebeu ordens de quatro pessoas que falavam ao mesmo tempo - e conseguiu determinar quem fez cada pedido. Em outro teste, o robô jogou uma partida de "pedra, papel e tesoura" (também conhecido como jokenpo) com três indivíduos. Cada um falou sua decisão ao mesmo tempo, e a máquina foi capaz de definir quem venceu. Também foi testado ensinar ao robô os sons de diferentes instrumentos, de maneira que ele consiga, por exemplo, dividir uma canção em várias partes.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade