PUBLICIDADE

EUA constróem robô que combate incêndios inspirado em Star Wars

15 out 2012 10h44
| atualizado às 11h14
Publicidade

A Marinha dos Estados Unidos e o laboratório de mecânica e robótica da Virginia Tech University estão desenvolvendo um robô salva-vidas inspirado no clássico personagem da saga Star Wars C-3PO. De acordo com o Daily Mail, o androide terá a habilidade de combater incêndios a bordo de navios de guerra e começará a ser testado em embarcações a partir do ano que vem.

O robô ASH (Autonomous Shipboard Humanoid - à esquerda), teve como referência o andróide da ficção C-3PO
O robô ASH (Autonomous Shipboard Humanoid - à esquerda), teve como referência o andróide da ficção C-3PO
Foto: Dailymail.co.uk / Reprodução

Além de operar em áreas com fumaça, o robô, batizado de Autonomous Shipboard Humanoid (ASH). ainda subirá escadas, conseguirá passar por corredores e espaços estreitos e reconhecerá até mesmo gestos humanos, através de sensores e uma câmera infravermelha instalados em sua "cabeça".

Com estrutura em titânio e alumínio e movido à bateria, ASH terá funcionalidades para operar mangueiras, extintores e outros materiais de combate ao fogo, além de dar orientações para prevenir riscos às pessoas à bordo.

A mão do androide e seu sensor de coordenadas são considerados um avanço na tecnologia robótica, mas os cientistas dizem que ainda há trabalho pela frente." Ele ainda precisa de um monte de coisas, como a proteção contra o calor e as chamas, mais sensores, melhorar a navegação e aprimorar o comportamento de combate a incêndios", relatou o professor Dennis Hong, da Virginia Tech University.

ASH reflete a tendência do governo dos EUA em investir em robôs humanoides para a realização de tarefas em ambientes de risco, como rescaldo de ataques terroristas, acidentes industriais e desastres naturais.

Fonte: Terra
Publicidade