PUBLICIDADE

Robô japonês encontra lugar em combate ao coronavírus

9 jun 2020 - 11h39
(atualizado às 13h21)
Compartilhar
Exibir comentários

A Mira Robotics desenvolveu o robô "Ugo" para apoiar a força de trabalho cada vez menor do Japão, mas como a ameaça do coronavírus persiste, a startup japonesa passou a oferecer o robô como ferramenta contra a pandemia.

Robô "Ugo", da Mira Robotics, no laboratório da empresa em Kawaski, Japão 
08/06/2020
REUTERS/Kim Kyung-Hoon
Robô "Ugo", da Mira Robotics, no laboratório da empresa em Kawaski, Japão 08/06/2020 REUTERS/Kim Kyung-Hoon
Foto: Reuters

"O coronavírus criou a necessidade de robôs porque eles podem reduzir o contato direto entre as pessoas", disse o presidente da Mira, Ken Matsui, à Reuters, na oficina de sua empresa em Kawasaki, perto de Tóquio. "Tivemos consultas do exterior, incluindo Cingapura e França."

Um declínio populacional sem precedentes, que está encolhendo a força de trabalho do Japão em mais de meio milhão de pessoas por ano, bem como a relutância em contratar mão de obra estrangeira para preencher vagas, estimulou o desenvolvimento de robôs no Japão. O surgimento da demanda relacionada ao coronavírus pode promover ainda mais esse trabalho.

O robô da Mira Robotics consiste de um par de braços robóticos de altura ajustável montados sobre rodas, operados remotamente através de uma conexão sem fio com um computador e um joystick. Um laser que calcula a distância é montado na base para ajudar sua movimentação, enquanto um painel na parte superior exibe os olhos para proporcionar uma aparência mais amigável.

O robô, que custa cerca de 1.000 dólares por mês para alugar, pode ser usado como guarda de segurança, realizar inspeções de equipamentos e limpar banheiros e outras áreas de edifícios de escritórios, acrescentou o executivo.

A startup de dois anos até agora tem apenas um Ugo operando em um prédio de escritórios em Tóquio.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade