PUBLICIDADE

Robô bípede da Universidade do Oregon bate recorde em corrida de 5 km

2 ago 2021 - 17h14
Compartilhar
Exibir comentários

Cassie, um robô criado na Universidade do Oregon, nos Estados Undos, estabeleceu um recorde ao ser o primeiro dispositivo robótico bípede a usar aprendizado de máquina para controlar sua corrida em terreno externo, anunciou o centro de pesquisa nesta segunda-feira.

Robô bípede da Universidade do Oregon bate recorde em corrida de 5 km
Universidade do Oregon/Divulgação/REUTERS
Robô bípede da Universidade do Oregon bate recorde em corrida de 5 km Universidade do Oregon/Divulgação/REUTERS
Foto: Reuters

Usando apenas uma carga de bateria e sem auxílio externo, Cassie correu 5 quilômetros, ou 3,1 milhas, em 53 minutos. Isso é equivalente a 17 minutos por milha, superando o recorde mundial de cerca de 12 minutos e meio para a distância.

O robô caiu duas vezes ao percorrer um caminho com edifícios, casas e campos. Cassie consiste de duas "pernas" com motores e controles no lugar onde em um ser humano ficaria o abdômen.

O robô foi desenvolvido com uma bolsa de 1 milhão de dólares concedida pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos. A máquina foi fabricada pela Agility Robotics, uma companhia surgida na universidade.

Tais robôs podem ser usados no futuro para entrega de encomendas ou para ajudar pessoas em casa. Parte do avanço de Cassie foi aprender como se equilibrar dinamicamente, executando ajustes sutis para se manter em pé enquanto se movimenta, afirmou a universidade.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade