PUBLICIDADE

Regras do prefixo 0303 prejudicam consumidores, diz grupo de telemarketing

Presidente da Feninfra afirma que clientes podem deixar de receber propostas de bons negócios ao recusar chamadas de telemarketing

12 mai 2022 15h35
ver comentários
Publicidade

Faz pouco mais de um mês que as empresas de telemarketing são obrigadas a usar o prefixo 0303 nas chamadas, mas o setor já vem reclamando há um bom tempo. A mais recente queixa é que as regras podem prejudicar os próprios consumidores. Isso aconteceria porque eles deixariam de atender chamadas importantes.

Anatel obriga telemarketing a usar prefixo 0303
Anatel obriga telemarketing a usar prefixo 0303
Foto: Darlan Helder/Tecnoblog / Tecnoblog

Quem diz é Vivien Mello Suruagy, presidente da Feninfra. A Feninfra é a Federação Nacional de Call Center, instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e de Informática — uma entidade do setor, portanto.

A presidente da associação alega que "há o risco de chamadas importantes serem rejeitadas previamente, sem levar em conta a importância do teor, gerando um prejuízo imenso aos próprios usuários". Ela menciona propostas de renegociação financeira como exemplo dessas chamadas.

Suruagy diz que a Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel) têm um objetivo correto, mas pode gerar uma "séria crise nas empresas do setor". O trabalho dos atendentes de telemarketing pode se tornar inviável se ninguém atender, argumenta a representante.

ABT teme encarecimento dos serviços

A Feninfra não é a única entidade a dizer que o consumidor corre riscos.

A Associação Brasileira de Telesserviços (ABT) argumenta que o bloqueio de todas as chamadas do tipo dificulta a concorrência entre as operadoras, que deixam de levar ofertas aos consumidores. Com isso, os preços tenderiam a subir nos seis meses seguintes à medida.

Suruagy fala ainda da dificuldade para pequenas empresas, que não usam o telefone para vendas todos os dias, e do risco de demissões em massa no setor. "É preciso encontrar soluções que não piorem a questão do desemprego no País."

A ABT diz que o desemprego deve aumentar nos três a quatro meses posteriores à obrigatoriedade do prefixo.

Anatel adotou 0303 após tentativas fracassarem

O prefixo 0303 se tornou obrigatório em 10 de março de 2022 para ligações de telemarketing a partir de telefones celulares.

O número aparece no começo do identificador de chamadas. Assim, fica fácil para o cliente decidir se atende ou não.

Em junho, as regras começam a valer também para chamadas originárias da telefonia fixa. Elas são a maioria do telemarketing, segundo a ABT.

As operadoras também são obrigadas a bloquear chamadas desse tipo se os clientes optarem. É possível impedir ligações de todos os números com prefixo 0303 ou apenas de empresas específicas.

A Anatel também estuda como identificar o marketing feito por SMS e WhatsApp.

O prefixo único para telemarketing foi adotado após a própria agência admitir que o Não Me Perturbe, serviço mantido pelas operadoras, não atingiu os fins desejados.

Regras do prefixo 0303 prejudicam consumidores, diz grupo de telemarketing

Tecnoblog
Publicidade
Publicidade