PUBLICIDADE

Qual a diferença entre front-end e back-end?

Os dois termos mais conhecidos na tecnologia da informação; entenda qual a diferença entre front-end e back-end na programação

20 out 2021 19h14
ver comentários
Publicidade

A área da tecnologia da informação aborda tantas linguagens e nomenclaturas que acaba sendo difícil compreender tudo. No entanto, existem dois desses termos que são populares no setor mas que, mesmo assim, geram dúvidas em relação ao significado e funcionalidade. Continue a leitura para entender qual a diferença entre front-end e back-end.

Qual a diferença entre front-end e back-end?
Qual a diferença entre front-end e back-end?
Foto: Arnold Francisca / Unsplash / Tecnoblog

Índice

  • Especificação do back-end
  • Especificações do front-end

De uma forma bem simples, podemos pensar nesses dois termos da tecnologia como um espetáculo de teatro, onde temos os bastidores, que aqui seria o back-end, e o palco onde o show acontece, que seria o front-end.

Ou seja, o back-end resume-se a tudo o que está por trás do site, que o usuário/leitor não tem acesso direto e não consegue interagir. Já o front-end corresponde à parte em que os usuários conseguem ver e interagir, como cores, fontes, menus, imagens entre outras funcionalidades.

Especificação do back-end

Em uma abordagem mais técnica, o back-end envolve servidor, banco de dados e aplicação. Desta forma, o desenvolvedor na área é responsável por construir e manter esses componentes juntos para que as informações sejam organizadas e armazenadas corretamente, o que permite que uma página funcione bem, de maneira segura e se mantenha no ar para os usuários acessarem.

Por exemplo, quando você acessa um site na web, o servidor dessa determinada página envia todas as informações necessárias para que ela se torne visível e você consiga acessá-la. Mas não é só isso, o back-end também é responsável por armazenar dados e garantir a segurança do site como um todo.

O back-end envolve servidor, banco de dados e aplicação.
O back-end envolve servidor, banco de dados e aplicação.
Foto: Shahadat Rahman / Unsplash / Tecnoblog

Tudo isso é construído a partir de linguagens específicas de back-end, utilizadas para desenvolver a parte interna de um site. Algumas dessas linguagens são:

  • PHP (Hypertext Preprocessor): linguagem de scripit específica para o desenvolvimento de sites e aplicações web;
  • Phyton: lançada em 1991, é uma linguagem de alto nível utilizada para desktop, web, servidores e ciência de dados;
  • Java: uma das linguagens mais populares que engloba plataforma de software e linguagem de programação;
  • JavaScript: linguagem voltada para desenvolvimento web totalmente versátil.

Especificações do front-end

Também conhecido como "o lado do cliente", o front-end é o responsável por toda a estrutura, design, conteúdo, comportamento, desempenho e capacidade de resposta de um site ou aplicação, ou seja, tudo o que é apresentado aos usuários para interação. Resumidamente, o front trabalha para criar a arquitetura que fornecerá uma boa experiência às pessoas.

Por esse motivo, é essa parte da programação que certifica se um site é responsivo e funciona perfeitamente em todas as telas de variados dispositivos.

O front-end também é conhecido como "o lado do cliente".
O front-end também é conhecido como "o lado do cliente".
Foto: Pankaj Patel / Unsplash / Tecnoblog

Assim como o back-end, o trabalho do desenvolvedor front-end também é baseado algumas linguagens principais. São elas:

  • HTML (HyperText Markup Language): utilizada para documentação e páginas web a partir de marcação de hipertexto;
  • CSS (Cascading Style Sheets): é uma linguagem de formatação de conteúdo, responsável pelo visual de um site; muito utilizada com HTML;
  • JavaScript: a linguagem também é utilizada para front-end, principalmente para criar dinamicidade nos sites.

É claro que o trabalho de um desenvolvedor back-end e front-end não se resume apenas às linguagens, existem ainda ferramentas de framework, bibliotecas, estruturas e softwares. Contudo, já fica evidente a diferença entre os dois termos da programação e a necessidade dessas duas áreas trabalharem em conjunto para fornecer boas experiências e conteúdos online.

Com informações: Udacity, GeeksforGeeks e Mozilla.

Qual a diferença entre front-end e back-end?

Tecnoblog
Publicidade
Publicidade